Lumiar é um distrito localizado em Nova Friburgo, perfeito para descansar e respirar um ar puro! Passei uns dias por lá e me senti renovada porém já querendo voltar! Rs
Se vai conhecer a região a boa é aproveitar e dar uma passadinha no polo de moda íntima em Friburgo e fazer umas comprinhas!
Dia 1 – Fizemos RJ – Friburgo de carro e fomos fazer compras de roupas íntimas. A cidade possui 2 polos de concentração de lojas, no bairro de Olaria (onde fomos), mais precisamente ao longo da rua Presidente Raul Veiga, e na entrada da cidade (Ponte da Saudade). Optamos por ir no bairro de Olaria pois indicaram que os preços seriam mais em conta. Após as compras almoçamos comida alemã no restaurante Bräun Bräun em Friburgo mesmo, porém já no caminho para Lumiar. Achei a comida maravilhosa! Depois fomos direto para a pousada Parador Lumiar e já chegamos lá à noite. A estrada até a pousada é tranquila, possui um trecho de uns 10 minutos andando em estrada de terra um pouco esburacada mas com cuidado é tranquilo de chegar.


Dia 2 – Após o café da manhã maravilhoso da pousada Parador Lumiar fomos conhecer as cachoeiras da região de carro. Conhecemos o Poço Belo, a cachoeira Indiana Jones e o Encontro dos Rios. Todas essas se possível ir em dia de semana para pegar mais vazio. O Poço Belo é bom para banho, já as outras são mais visuais. No caso da cachoeira Indiana Jones acho que até dá para entrar em alguns pontos porém achei meio perigoso pois o acesso por ela é pelo topo da cachoeira. O Encontro dos Rios é muito bonito porém não conseguimos achar ponto para banho, acho que ficou faltando perguntar para algum local de lá e acabamos dando mole rs.
Depois fomos conhecer o centrinho de Lumiar que é bem pequenininho em volta do laguinho principal e tomamos cerveja artesanal na cervejaria local Ranz. Lá tem várias cervejas artesanais legais e vários pratos bons pra almoçar ou somente petiscar. A noite jantamos no restaurante da pousada.














Dia 3 – Ficamos curtindo a infra da pousada. Fizemos a trilha dentro da pousada que dura uns 30 min porém não achamos a saída da mesma (abafa! Rs) e tivemos que voltar pelo mesmo caminho rs. Mas valeu para conhecer, dar uma caminhada e apreciar a vista da pousada do alto que é bem bonita! A trilha no geral é fácil, possuindo alguns trechos íngremes. Vale perguntar novamente na pousada como faz pra fazer o circuito completo. Depois ficamos curtindo a cachoeira privativa e a piscina. Que lugar maravilhoso! À noite jantamos novamente no restaurante da pousada, que também é bem bom!


No dia seguinte curtimos mais um pouquinho a piscina e voltamos pro RJ!
Adorei o espaço e a tranquilidade da pousada! Muito bonita e relaxante! 💚