Quatro dias em Visconde de Mauá

Passei 4 dias inteiros na região de Visconde de Mauá, Região Serrana do RJ, nas minhas últimas férias no meio da pandemia e compartilho aqui com vcs! 

Visconde de Mauá é uma região de muito verde e muito agradável para passar uns dias ou mesmo somente um final de semana. Fica a 3 horas de carro do RJ. Fiquei hospedada na maravilhosa Pousada Liláceas, já contei os detalhes sobre ela em outro post aqui.
 
 
 
 
Dia 1 – Chegamos do Rio em Visconde de Mauá no meio da tarde e fomos almoçar na vilinha de Maringá, no delicioso Cogumelo Bistrô. A comida é muito gostosa e não deixem de provar a cerveja de cogumelo artesanal! Depois tomamos um delicioso café no Café Gourmand, dentro de uma galeria no centrinho de Maringá.
 
Cogumelo Bistrô
 
Café Gourmand
 
Dia 2 – Passeio nas cachoeiras da vila de Maromba (20 minutos de carro desde a pousada). Visitamos as cachoeiras Poção 7 metros (da para estacionar em frente à descida da cachoeira), Cachoeira do Escorrega e Cachoeira dos Macacos. A estrada no caminho para as cachoeiras é de terra e esburacada, mas qualquer carro consegue andar por ela. A Cachoeira dos Macacos fica a 10 minutos de caminhada desde a Cachoeira do Escorrega, valeu a pena somente para conhecer. Comemos petisco e tomamos cerveja no bar em frente à Cachoeira do Escorrega, o lugar é muito agradável.
 
Poção 7 metros da Maromba
 
Cachoeira do Escorrega
 
 
Dia 3 – Fomos conhecer o Vale de Santa Clara. O vale possui a cachoeira principal chamada Santa Clara. Depois de ficarmos um tempo curtindo a cachoeira fomos no espaço Truta da Floresta. Para chegar lá é só seguir a estrada de Santa Clara até o final. Essa estrada é esburacada também mas qualquer carro consegue andar. O espaço é num lugar verde bem bonito, possui um trutário e restaurante. Comemos por lá bolinho de truta que estava bem bom!
A noite fomos no rodízio de fondue do restaurante Marioca. O restaurante fica na beira do rio Preto no centrinho de Maringá e é bem bonitinho. O rodízio no geral estava bom porém o de queijo já comi melhores. Tem outros pratos para quem não quiser comer fondue.
 
Cachoeira Santa Clara
 
Truta da Floresta
Truta da Floresta
 
Dia 4 – Passeio no Sítio Cachoeiras do Alcantilado no Vale do Alcantilado. Demoramos uns 30 minutos de carro desde a pousada. O lugar é um sítio privado que custa 25 reais por pessoa e possui um circuito que passa por 9 cachoeiras e dura umas 3 horas de caminhada total. Achei o lugar lindo e a caminhada valeu super a pena. Todas as cachoeiras são liberadas para banho, exceto a última (Cachoeira do Alcantilado) que é só visual!! A caminhada para chegar até a última cachoeira é um pouquinho mais puxada mas também nada demais.
O Vale do Alcantilado em si é bem bonito também! Na volta do passeio e ainda na estradinha do Vale do Alcantilado paramos para almoçar num restaurantezinho chamado Recanto Mineiro. Não tem como não achá-lo no caminho. A comida do restaurante é muito boa e o ambiente muito agradável, com mesinhas enfeitadas no gramado. Comemos uma comida mineira que estava ótima. Servem pratos de truta também. 
A noite paramos num cafezinho no centro de Maringá chamado Cafeteria etc para tomar uma cerveja. O lugar é uma graça.
 
Cachoeiras do Alcantilado
 
 
Cachoeiras do Alcantilado
 
Cachoeiras do Alcantilado
Recanto Mineiro 
Cafeteria etc
 
Dia 5 – Acordamos mais uma vez com aquela vista maravilhosa do quarto da pousada, tomamos aquele café da manhã e fomos curtir novamente o Poção da Maromba. Ficamos um tempo por lá e depois fomos almoçar no restaurante O Filho da Truta no Vale do Pavão. Restaurante muuuuito bom com a comida muito saborosa e, como o nome já sugere, especializado em trutas com vários pratos individuais maravilhosos! Mais que recomendado! Além do lugar ser muito agradável no meio da natureza!
A noite jantamos no centrinho de Maringá, no café Maringá Bistrô. Comida muito boa. O local trabalha com cafés e pratos para refeições também. Fica localizado na Alameda Gastronômica.
 
 
 
O Filho da Truta
 
O Filho da Truta
 
O Filho da Truta
 
Dia 6 – Hora de tomar café e partir de volta pro RJ! 
 
Viagenzinha super relaxante e tranquila!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.