Fiz essa viagem pela Grécia em Junho de 2019 e esse é um roteiro redondinho que passa pela capital, principais ilhas (Santorini e Mikonos) e uma ilhazinha menor e encantadora chamada Milos.
A divisão dos dias ficou desta forma:
08/06 (sábado) – Rio/Atenas pela companhia aérea Lufthansa, com escala em Frankfurt na Alemanha
09/06 (domingo) – Chegada em Atenas já tarde da noite
10/06 (segunda) – Atenas
11/06 (terça) – Atenas/Santorini
12/06 (quarta) – Santorini
13/06 (quinta) – Santorini
14/06 (sexta) – Santorini/Milos
15/06 (sábado) – Milos
16/06 (domingo) – Milos
17/06 (segunda) – Milos
18/06 (terça) – Milos/Mikonos
19/06 (quarta) – Mikonos
20/06 (quinta) – Mikonos/Atenas/Rio
O roteiro inicial incluía 3 dias inteiros em Mikonos, voltando sábado de Atenas para o Rio, mas infelizmente devido ao falecimento da minha vozinha antecipei o voo e fiquei somente 1 dia inteiro em Mikonos. No final do roteiro vou deixar algumas dicas para curtir além de um dia por lá.
10/06 – Atenas
Como se locomover em Atenas: Se ficar hospedado em um hotel central (perto da Acrópole, bairro de Plaka ou praça Syntagma) dá pra fazer tudo caminhando pois as atrações são próximas!
Ficamos hospedados no hotel Acropolis House. O hotel é bem central, perto da praça Syntagma e do bairro de Plaka. O café da manhã é o destaque da pousada, o ponto negativo é o banheiro privativo fora do quarto.
Fomos até a VodaFone da Praça Syntagma comprar um chip de internet para o celular. Depois passamos em frente ao Parlamento (que também fica na praça) e fomos andando até o Arco do Adriano. Visitamos o Templo de Zeus Olímpico e aproveitamos para comprar o ingresso que vale para as diversas atrações arqueológicas de Athenas no Templo para não pegar fila na Acrópole. Depois da visita ao Templo fomos caminhando pelas ruas de Plaka até chegar na Acrópole. Utilizamos o ingresso já comprado no Templo para visitar a Acrópole.
Após a visita fomos ao ponto panorâmico Areopagus Hill (bem na saída da Acrópole), passamos em frente ao Fórum Romano mas não entramos e tomamos sorvete na DaVinci Gelato (Rua Adrianou 50 – Monastiraki). Depois visitamos a Ágora Antiga de Athenas e a Biblioteca de Adriano (tudo com o mesmo ingresso comprado no Templo de Zeus).
Acrópole de Athenas
Ruas de Athenas – bairro de Plaka
Templo de Zeus Olímpico e Biblioteca de Adriano
Jantamos no restaurante Kuzina. O restaurante é meio chiquezinho e tem uma vista maravilhosa da Acrópole. Precisa fazer reserva e não é um dos mais baratos de Athenas.
Restaurante Kuzina e Athenas vista desde a Acrópole
11/06 – Atenas-Santorini
Após o café da manhã fomos andando pelas ruas de Athenas até o Monte Lycabettus, de onde se tem uma bela vista de toda a cidade. Compramos o ingresso na hora e subimos de funicular. Após a visita pegamos o metrô e saltamos na Estação Monastiraki. Passeamos ao redor da praça de Monastiraki, que tem muitas lojas, inclusive uma H&M ótima para comprinhas, e pelo bairro de Plaka (principal bairro histórico de Athenas, com ruelas lindas, restaurantes e lojinhas) e almoçamos num restaurante grego muito bom chamado Scholarhio. Realmente um achado em Plaka, com comida típica grega boa, barata e farta!
Monte Lycabettus e ruazinha de Plaka
Restaurante Scholarhio
Voltamos para o hotel para pegarmos as malas e pegar o ônibus do aeroporto para ir para Santorini. O ônibus do aeroporto sai mais ou menos a cada meia hora da praça Syntagma, não tem erro e é bem tranquilo. A atendente do hotel nos informou que seria mais seguro do que o metro para ir até o aeroporto.
Voamos para Santorini com a cia aérea Aegean Airlines. Compramos a passagem antecipadamente no site da empresa. O voo foi tranquilo e durou cerca de 50 minutos.
Chegada em Santorini: Pegamos um transfer privativo agendado antecipadamente através do dono da pousada que ficamos hospedados (cerca de 20 euros por pessoa). Ficamos em uma pousada nas cercanias de Thira chamada Equanimity (reservei pelo Booking.com, mas acho que ela não existe mais…). De qualquer forma, peça para sua pousada ou hotel indicar algum transfer desde o aeroporto. Santorini possui 2 cidades principais, a mais famosa e turística Oia e Thira. Ficar em Thira costuma ser mais barato e a cidade também é muito bonita e tem vários restaurantes legais! Como chegamos tarde, demos uma voltinha rápida pela rua principal de Thira, tomamos sorvete e voltamos para a pousada.
12/06 – Santorini
Tomamos café da manhã em um lugar maravilhoso em Thira chamado Iriana Café. O lugar tem um café da manhã muito bom, além da vista espetacular para o mar grego. Não reservei.
Café da manhã no Iriana Café e sua vista maravilhosa!
Após o café pegamos um ônibus de Thira para Oia (a principal e mais famosa cidade de Santorini). Realmente não tem erro, é só chegar no ponto de ônibus central de Thira que sempre tem ônibus saindo. As passagens são pagas dentro do ônibus. Depois de cerca de meia hora chegamos em Oia. Passeamos por suas lindas ruelas tirando milhões de fotos. Visitamos as ruínas do Castelo Bizantino e descemos a escadaria (e que escadaria!) até a Ammoudi Bay. O lugar é um portinho de Oia onde chegam embarcações turísticas e possui águas claras e alguns restaurantes de frente para o mar. Andamos um pouco mais para a esquerda até chegamos em um local que dava para cair no mar. Nadamos um pouco e depois fomos comer petisco e beber vinho em um dos restaurantes da orla da Amoudi Bay chamado Taverna Katina.
Oia / na foto da direita embaixo a famosa livraria Atlantis Books
Ammoudy Bay com a típica cena grega dos polvos pendurados (rsrs) e almoço na Taverna Katina
Voltamos para o centrinho de Oia e resolvemos não arriscar ver o por do sol de lá correndo o risco de ficar tudo muito cheio e não vermos direito. Inclusive a cidade já estava começando a encher. Pegamos um ônibus de volta para Thira e voltamos para o Iriana Café para ver o por do sol (reservamos antecipadamente). E que por do sol! Não nos arrependemos da nossa escolha. Conseguimos uma mesa privilegiada e sem muvuca.
Por do sol em Thira no Iriana Café
A noite jantamos no restaurante Kokkalo a poucos metros andando da pousada. Achamos a comida muito boa sem ser cara e o ambiente muito bonito. Comemos uma barriga de porco enorme e muito saborosa.
13/06 – Santorini
Tomamos café da manhã novamente no Iriana Café (gostamos muito de lá!!). Pegamos um ônibus até a Red Beach (mesmo esquema, pegar o ônibus no ponto central de Thira). A praia é muito bonita e exótica. Ficamos curtindo a praia e depois pegamos o ônibus para ir para a vinícola Santo Wines. A vinícola é muito bonita, com uma vista espetacular para o mar. Fomos na parte da tarde porém não pegamos o por do sol. Fizemos a degustação dos vinhos (reservada antecipadamente pelo site da vinícola) apreciando a vista. Achei a degustação bem farta, com vários tipos de vinhos e queijos para acompanhar. Após a degustação pegamos um táxi e voltamos para a pousada (a vinícola chama o táxi).
Red Beach
Santo Wines
No final da tarde fomos passear pelo centro de Thira e tirar fotos dos diversos ângulos para o mar. Jantamos em um restaurante grego bom e barato perto da pousada chamado Taverna Simos.
Thira ao entardecer e anoitecer
14/06 – Santorini-Milos
Aproveitamos um pouco a piscina da pousada. Arrumamos as malas para fazer check out e fomos dar uma volta e almoçar no centro de Thira. Almoçamos um Phita Gyros (comida típica grega com pão árabe recheado com churrasquinho, batata frita, salada e molhos) em uma lanchonete na rua principal. Pegamos o transfer privativo já reservado pelo dono da pousada que nos levou até o porto de Santorini para pegarmos a balsa para a ilha de Milos. Compramos o bilhete da balsa antecipadamente pelo site https://www.ferries.gr/.
Phita Gyros e placa aleatória na rua de Thira (entendem ou tô falando grego?? rsrs)
Chegada em Milos: Chegando no portinho de Milos fomos andando até a pousada que era bem perto pois ficamos hospedados no centro de Adamas (um dos principais bairros), na pousada Niki Rooms (reserva pelo Booking). Passeamos pelo centrinho de Adamas (que tem vários restaurantes) e jantamos no famoso Oh Hamos!. A comida é realmente bem servida e muito saborosa.
Entardecer em Adamas e restaurante Oh Hamos! e seu cardápio grego!
15/06 – Milos
Fizemos o passeio de barco de volta a ilha com a empresa Eleni Sailboat (avaliação no Tripadvisor). O passeio foi simplesmente sensacional, com uns 4 pontos para mergulho em um local mais bonito que o outro. A equipe muito simpática e prestativa e a comida muito bem servida incluindo lanche da manhã, almoço, sobremesa, lanche da tarde e bebida à vontade. Dentre as paradas do passeio algumas foram a ilha de Poliegos e Kleftico. A empresa oferece dentro do preço fotos subaquáticas com a câmera gopro que fomos buscar no píer no mesmo dia na parte da noite, tudo salvo em dvd. Jantamos em um restaurante simples e simpático chamado Taverna Ta Pitsounakia em Adamas.
Passeio de Barco
Na foto da direita eu estava quase me afogando nadando de volta para o barco por causa da correnteza contra (e é sério!! rsrs)
Jantar na Taverna Ta Pitsounakia em Adamas
16/06 – Milos
Buscamos o carro alugado na empresa Auto Union (alugamos antecipadamente através do site rentalcars.com) e fomos conhecer as praias do norte. Começamos pela praia de Firopotamos e depois fomos ao vilarejo de Mandrakia. Em Mandrakia comemos no restaurante Medusa, com comida muito boa e bela vista. Depois visitamos a praia de Sarakiniko e ficamos um tempo lá curtindo. Conhecemos também a praia de Alogomantra e a vista da praia de Papafragas. Todas as praias muito lindas e com características únicas, não tem nem como escolher a mais bonita. Vale a pena conhecer todas. Na volta fomos conhecer o vilarejo típico grego Plaka. Assistimos o por do sol do café Utopia. Comida e drinks muito bons, com vista maravilhosa. Para pegar mesa recomendo chegar cedo pois o local não é muito grande. Depois fomos passear pelo vilarejo (que é lindo!) e subimos até o castelo de Plaka que tem uma bela vista da região.
Praia de Firopotamos
Vilarejo de Mandrakia e restaurante Medusa
Praia de Sarakiniko
Praia de Alogomantra
Vilarejo de Plaka
Por do sol do café Utopia e vista do Castelo de Plaka
17/06 – Milos
Fomos conhecer de carro as praias ao sul de Milos. Começamos pela famosa Tsigadro. A praia é linda porém preferimos não arriscar descer pela cordinha e apenas avistamos a praia do alto e tiramos belas fotos. Preferimos ficar na praia ao lado chamada Firiplaka. Essa praia é igualmente linda porém mais extensa que Tsigadro e de fácil acesso para banho de mar. Terminamos o dia na praia de Provatas. Curtimos a praia e almoçamos em um restaurante que fica um pouco antes da descida para a praia. Na volta para Adamas entregamos o carro e fomos tomar sorvete na principal sorveteria da cidade Aggeliki, bem em frente ao porto.
Praia de Tsigrado e praia de Firiplaka
18/06 – Milos-Mikonos
Pela manhã pegamos o ferry também comprado antecipadamente pelo site para Mikonos. Chegando no porto de Mikonos o transfer do hotel que ficamos foi nos pegar. O hotel que ficamos hospedados foi o Sofia Village. Achamos o custo benefício muito bom, piscina boa, bem localizado (dá para ir andando até o centrinho da cidade e ao ponto dos ônibus que levam às praias) e funcionários simpáticos e prestativos. Almoçamos no restaurante italiano Casa di Giorgio. Passeamos pelo centrinho, visitamos a igreja famosa Paraportiani, Little Venice e terminamos com o por do sol nos moinhos de vento.
Centrinho de Mikonos
Centrinho de Mikonos e Igreja igreja Paraportiani
Little Venice
Little Venice e moinhos de vento
19/06 – Mikonos
Pegamos o ônibus até a praia Platis Gialos. A praia é bonita porém não ficamos lá pois achamos muito cheia de barracas e espreguiçadeiras na areia. Preferimos praias mais calmas e vazias. Como só tínhamos um dia, optamos por pegar um barquinho na própria praia Platis Gialos que custou cerca de 20 euros por pessoa e fazia parada em várias praias ao longo do litoral sul. O barco te deixa na praia que você quer e tem horários pré-definidos para passar para você pegá-lo de volta e ir para outra praia ou voltar para a praia inicial. No barco passamos e não paramos nas praias Paraga, Paradise e Super Paradise (essas são algumas das mais famosas de Mykonos). Optamos por passar o dia na Agragri Beach e não nos arrependemos. A praia é linda e bem menos cheia que as anteriores. Curtimos o dia com a canga na areia e depois almoçamos no restaurante da praia. O barquinho vai até a praia Elia, porém dá para ir andando para esta praia desde a praia Agrari. Voltamos com o barquinho para a Platis Gialos e pegamos o ônibus de volta para o centrinho de Mikonos. Ao final do dia curtimos a piscina do hotel.
Platis Gialos
Agrari Beach e a piscina do hotel Sofia Village
20/06 – Mikonos-Rio
Pegamos o ferry até Atenas (ticket comprado também antecipadamente pelo site). Em Atenas pegamos um transfer em carro privativo já agendado do porto até o aeroporto. Infelizmente não me recordo da indicação do transfer, mas recomendo pedir indicação no hotel.
Como comentei no início do post, ficaram faltando 2 dias do roteiro em Mikonos. Seguem algumas dicas que tinha anotado e achei que valiam a pena:
Alguns Beach Clubs para passar o dia, fazer uma refeição ou assistir o por do sol (tentar reservar com antecedência):
Outras praias: Kalo Livadi, Ornos, Agios Sostis, Agia Anna, Kalafati.