Em Maio desse ano fiz uma Eurotrip de 3 semanas pela Espanha e fiquei 7 dias em Mallorca. Mallorca é uma das Ilhas Baleares do país, junto com Menorca, a famosa Ibiza e a pequena Formentera.
Por ser uma ilha, quem pensa que dá pra conhecer rapidinho se engana! A ilha é enorme, tem muitas cidades históricas legais, muitas calas (como chamam as praias entre grandes paredões de rocha, muito comuns por lá) lindas e muitos portinhos charmosos. Eu fiquei 7 dias inteiros e não foi suficiente para conhecer toda a ilha! Porém, para conhecer os principais lugares acho que 6/7 dias é um bom tempo para ficar, acho que menos que isso fica muito corrido ou terá que priorizar o que conhecer. Mesmo tendo ficado 7 dias inteiros a programação foi muito intensa pois como a ilha é grande todos os lugares ficam meio longe para chegar (de 40 minutos a 1 hora e 30 min por trecho).
Para se locomover na ilha é essencial alugar um carro. Caso não alugue ficará limitado a passeios, mas não cheguei a pesquisar sobre. Aluguei o carro antecipadamente pelo site da Rentcars, que busca as cotações em várias locadoras e compara preços.
Como chegar: Fomos de avião com a cia aérea Iberia desde Madri, o voo durou 1 hora e 30 minutos. Algumas cias low cost também fazem o trajeto, porém como íamos despachar mala de porão, somando todos os custos adicionais da lowcost dava praticamente o preço da Iberia.
Dá pra chegar por ferry desde Barcelona, Valencia e das outras ilhas Baleares pelas cias Balearia ou Trasmed, porém saindo do continente a duração da viagem é maior em relação ao avião.
Quando ir: Fomos na segunda semana de maio, porém não recomendo arriscar ir neste mês pois ainda há risco de tempo um pouco frio apesar de termos dado muita sorte com a onda de calor que fez por lá. Para maior probabilidade de tempo bom com sol e calor prefira os meses de Junho, Julho ou Setembro. Agosto é as férias dos espanhóis e tudo fica muito cheio, então evite.
Onde se hospedar: Ficamos em uma casinha típica num vilarejo chamado San Joan, reservada através do Airbnb. O link da casinha está aqui. Escolhi essa casa pois San Joan fica em um lugar bem central da ilha e mais fácil para conhecer todos os cantos. Não recomendo ficar hospedado nesse vilarejo se quiser agitação pois o lugar é muito calmo, clima de interior mesmo! Outras opções de hospedagem pode ser Palma de Mallorca, a capital, ou Alcúdia e arredores. Como a ilha é grande, em qualquer lugar que se hospede serão necessários longos percursos de carro caso queira conhecer toda a ilha.
Dia 1 – Chegamos na ilha na parte da tarde. Pegamos o carro na locadora Budget e partimos para a casa que alugamos pelo Airbnb na cidade de San Joan. Depois do check in fomos conhecer a capital, Palma de Mallorca. Colocamos no Google Maps um estacionamento pago na Praça de Espanha. De lá fomos caminhando pelas ruas de Palma, com muitos restaurantes, cafés e lojinhas. Alguns pontos para conhecer são Plaça Major e as ruazinhas ao redor, jardim S’Hort del Rei (ao lado do Palácio Real), Palácio Real de L’Almudaina, a imponente Catedral de Mallorca, o Paseo Marítimo e Parc de la Mar (com uma bela vista para o mar e para a Catedral). O legal do centrinho de Palma é se perder por suas ruas e praças! Depois de conhecer o centrinho jantamos na Plaça d’En Coll, uma praça fofa com vários restaurantes com mesas externas.
A linda capital Palma de Mallorca e sua imponente catedral
Nosso jantar na praça super fofa
Dia 2 – Fomos conhecer duas das praias mais bonitas da ilha: Cala S’Almonia e Caló del Moro. As praias que ficam entre altas rochas, muito comuns nas ilhas da Espanha, são chamadas de “calas”. Fica uma do lado da outra, bem pertinho, porém achei a indicação das placas um pouco confusas. Atenção também para o lugar que for estacionar o carro, pois nas ruas mais próximas das calas só é permitida a circulação de carros de moradores. Tem umas plaquinhas avisando, porém não demos muita atenção e acabamos tomando “esporro” de uma espanhola antipática que devia ser moradora do local hahaha. A dica é observar essas placas e estacionar em ruas liberadas. Observe se tem outros carros de pessoas indo às calas estacionados também. Para chegar nas calas, colocar no google maps e ir perguntando para os outros turistas, não é difícil de chegar, porém a sinalização não ajudou muito.
Cala S’Almunia
Caló des Moro
As calas são simplesmente deslumbrantes, coisas de outro mundo! Não dá vontade de sair da água. É um azul neon que chega a doer os olhos! Lindas demais! Levem água e lanche pois essas calas não tem nenhuma infra.
Passamos um bom tempo curtindo as duas calas e depois fomos até a Cala Figuera. Estacionamos no Parking Cala Figuera e logo em frente tem uma vista linda para o mar, para o porto e alguns restaurantes. Almoçamos em um deles e comi uma paella que estava muito boa. Depois do almoço passeamos pelo porto até a Caló d’en Boira, pela Rota Fotográfica de Cala Figuera. O lugar é realmente muito bonito e vale muito a pena conhecer, comer algo ou tomar um drink por lá no pós praia.
Almoço e passeio na Cala Figuera
Dia 3 – Conhecemos outra das praias mais lindas de Mallorca. Aliás, difícil ter alguma praia nessa ilha que não é linda!! Passamos pela Serra de Tramuntana para chegar até Torrent de Pareis/Sa Calobra. O lugar é lindo, com duas calas e uma pequena trilha cênica com vista para o cânion, as rochas e o mar, que também é de um azul absurdo! Em um momento da trilha tem uma passagem por uma caverna. Lá também tem alguns restaurantes, porém achei mais turístico. A Serra de Tramuntana é uma das atrações, com vários mirantes no caminho com lindas vistas. Tem muitas curvas e muitos ciclistas passando a todo momento, então achei meio cansativo dirigir pois tem que ir com cuidado, porém vale muito a pena passar por ela pelo menos uma vez! Não se preocupe em tentar localizar a Serra pelo GPS, pois dirigindo em direção a Torrent de Pareis/Sa Calobra inevitavelmente irá passar por ela.
Serra de Tramuntana e Torrent de Pareis/Sa Calobra
Depois fomos até o Port de Sóller. O porto é lindo, ótimo para passear, com vários restaurantes charmosos, sorveteria e uma praia bem calminha para banho. Infelizmente não conhecemos a cidadezinha de Sóller que parece ser muito linda também. Tem um bonde que percorre o porto e sobe até a cidade, fazendo uma rota circular. Deve ser um passeio bem legal pegar o trem no porto e ir até a cidade ou vice-versa. Como chegamos no porto já na parte da tarde e morrendo de fome, almoçamos por lá e acabamos perdendo o último trem que subia para a cidade pois não sabíamos direito onde era o ponto. Não tinha sinalização, então a dica também é se informar nos restaurantes. Almoçamos no LK Lounge, com preço legal, comida boa e bom atendimento. Mais uma vez comi paella, o vício da viagem! Mais informações sobre o bondinho de Sóller aqui. Os tickets podem ser comprados dentro do bonde. Ficamos no porto até o por do sol e depois voltamos para San Joan.
Port de Sollèr
Dia 4 – Dia de conhecer o Cap de Formentor e suas vistas estonteantes! É uma península que tem um farol na ponta. O caminho final até o farol estava bloqueado, porém tem dois lugares com vista panorâmica para o mar e as rochas que vale muito a pena ir! A estrada do Cap é linda! Depois de visitar os pontos panorâmicos fomos na Cala Figuera, uma das praias mais bonitas que conhecemos na ilha. Dá pra ver o visual da praia desde a estrada, porém vale muito a pena descer e curtir. Fique atento para estacionar na estrada assim que avistar a placa da Cala Figuera. Não tem muito espaço para estacionar caso a praia esteja cheia, então uma dica é tentar chegar cedo na praia e depois visitar os pontos panorâmicos do Cap de Formentor. A trilhazinha desde a estrada até a praia é um pouco íngreme, porém fácil, dando uns 15 minutos de caminhada.
Cap de Formentor e Cala Figuera vista desde a estrada
Cala Figuera
Atenção: existem duas praias chamadas Cala Figuera em Mallorca, essa do Cap de Formentor e a que fui no segundo dia, perto da Caló del Moro ao sul da ilha. Vale muito a pena conhecer as duas!
Depois da Cala demos uma paradinha na praia (Platja) de Formentor. Também é muito bonita e tem infra com alguns restaurantes.
Platja de Formentor
Partimos para a Cala Sant Vicenc, que na verdade me pareceu ser um conjunto de calas, incluindo Cala Molins, Cala Clara e Cala Barques. A água também é de um azul absurdo! Demos uma volta por lá e paramos para comer uma pizza no restaurante Windsurf, na Carrer Cala Clara, próxima à praia.
Cala Sant Vicenç e arredores
Nossa última parada do dia foi na cidadezinha de Pollença. O lugar é um charme, com ruas e praças históricas cheias de cafés e restaurantes. Uma das principais atrações é a Escada El Calvari, uma escadaria grande que termina na Capela Calvary com uma vista bonita da cidade. Paramos em um café, comi um docinho e voltamos para casa.
Pollença
Dia 5 – A primeira parada foi para conhecer a Cala Banyalbufar. A praia é bonita, porém comparada com as outras achei meio ruim para entrar na água pois tinham muitas pedras, valeu mais pelo visual. Mas se seu tempo na ilha for curto e você não estiver hospedado perto é uma praia que não teria problema pular.
Banyalbufar
Depois fomos conhecer o vilarejo Deià, muito lindinho! Paramos num restaurante com uma terrazza fofa para tomar um drink e petiscar.
Deià
Depois descemos até a Cala Deià, muito linda e com 2 restaurantes com vista para o mar! Amei essa cala! Ficamos um tempo por lá, almoçamos em um dos restaurantes e depois fechamos o dia passeando por Valldemossa, um dos vilarejos mais fofos da ilha.
Cala Deià
Dia 6 – Passamos o dia no Parque Natural de Mondragó. O parque tem estacionamento e tem três praias: Cala Mondragó, S’Amarador e Caló des Borgit. Dá para chegar em todas elas fazendo caminhada leve de 10 a 15 minutos e as paisagens entre elas são lindas!
Parque Natural de Mondragó
No final do dia conhecemos a cidadezinha ao lado de San Joan, Sineu, e jantamos por lá. Também é bem bonitinha e medieval, com alguns restaurantes legais. Em Sineu tem feira de rua em algum dia da semana (se não me engano terça ou quarta pela manhã), mas não tivemos tempo de ir, muita coisa pra ver na ilha!
Sineu
Dia 7 – Pela manhã conhecemos o Castell de Bellver, com uma vista linda de Palma de Mallorca e seu porto. Dentro do castelo também fica o museu histórico da cidade. Fomos no domingo e a entrada estava livre, porém nos demais dias o ingresso custa 4 euros (fecha às segundas-feiras).
Castell de Bellver
Depois fomos até a Cala Pi. Amei essa cala também, tem uma vista linda, é de fácil acesso de carro e ótima para passar o dia. Não precisa fazer trilha para chegar, basta descer uma escadaria que já chega na praia. Perto da descida para a praia tem alguns restaurantes. Almoçamos em um que achei o preço justo, bom atendimento e comida boa chamado Ca’l Reiet.
Cala Pi
Depois passeamos no vilarejo Colonia de Sant Jordi. Tem uma praia bem agradável, alguns restaurantes e sorveteria, bom para caminhar no fim de tarde e beber algo ou tomar um sorvete. É desse vilarejo que saem os passeios de barco para a Ilha de La Cabrera, mas infelizmente não tivemos tempo de fazer. Esse passeio deve ser bem legal, passa por uns lugares bem bonitos como a gruta Azul, castelo e praia. Algumas empresas que peguei indicação na internet para fazer esse passeio foram a Marcabrera e Excursions a Cabrera.
Colonia de Sant Jordi
Outros lugares que fiquei com vontade de conhecer e não tive tempo: Platja des Trenc, Cala Romantica, Cala Murta, Sollèr, Lluc, Porto Cristo (Coves del Drac), Port de Pollença.
No dia seguinte partimos para a ilha de Menorca de avião! Mas essa parte ficará para o próximo roteiro!
Qualquer dúvida é só deixar nos comentários!!
Amei o roteiro
Obrigada pelo feedback! 🙂
Amei o seu roteiro. Vou pra Maiorca daqui 2 semanas e vim atrás exatamente de um roteiro como o seu. Obrigada por isso 🙂 com certeza seguirei muitas das suas dicas. Um beijo 😘
Muito obrigada Priscila! Feedbacks como o seu me incentivam a continuar postando roteiros legais que possam ajudar as pessoas a planejarem viagens inesquecíveis!! Espero que tenha aproveitado bastante a sua!! 🙂