Duas semanas nas Serras Catarinense e Gaúcha (com voo de balão!)

Esse é um roteiro redondinho em uma região do Sul do Brasil que eu achei linda porém ainda pouco explorada, as Serras Catarinense e Gaúcha! Fiz essa viagem nas minhas últimas férias em Outubro de 2021. Passei por vinícolas, cânions, rotas cênicas e teve até voo de balão!! Fiz a viagem toda de carro, o que facilitou bastante o deslocamento entre as cidades. Caso não queira alugar carro pode tentar o deslocamento entre as cidades de ônibus e pegar passeios, mas não cheguei a pesquisar como seria o deslocamento sem carro.

Resumidamente o roteiro foi assim:

Dia 1 (sexta): Rio de Janeiro – Florianópolis

Dia 2 (sábado): Florianópolis/São Joaquim – parada em Urubici na Cascata do Avençal e Cachoeira Papuã

Dia 3 (domingo): São Joaquim – Vinícolas Villa Francioni e D’Alture

Dia 4 (segunda): São Joaquim – Passeio de bike na vinícola Villagio Bassetti e wine tasting no por do sol na Vinícola Monte Agudo.

Dia 5 (terça): São Joaquim /Urubici – Mirante da Serra do Rio do Rastro, Cânion da Ronda e Cascata da Barrinha-Bom Jardim da Serra

Dia 6 (quarta): Urubici – Serra do Corvo Branco, Gruta Nossa Senhora de Lourdes e Cascata Rio dos Bugres

Dia 7 (quinta): Urubici – Cânion Espraiado, Mirante do Morro da Igreja/Pedra Furada e Morro do Campestre

Dia 8 (sexta): Urubici/Praia Grande – Mirante Altos do Corvo Branco

Dia 9 (sábado): Praia Grande – Passeio de balão e Cânion Itaimbezinho

Dia 10 (domingo): Praia Grande – Passeio de 4×4 Rota das Cascatas no Rio Grande do Sul

Dia 11 (segunda): Praia Grande – Cânion Índios Coroados e Mirante do Morro dos Cabritos

Dia 12 (terça): Praia Grande/Cambará do Sul – Geleias Sabores da Querência e Cachoeira dos Venâncios

Dia 13 (quarta): Cambará do Sul – Cânion Fortaleza

Dia 14 (quinta): Cambará do Sul – Porto Alegre – Rio de Janeiro

Dia 1 (sexta): Rio – Floripa

Chegamos em Floripa no fim de tarde. Pegamos o carro no aeroporto, alugado na Localiza. Passamos a noite no Ibis no centro da cidade e jantamos no Mercado Público de Florianópolis. O mercado tem restaurantes, é bom para passear, comprar produtos frescos e lembrancinhas. Jantamos no famoso Box 32, que é especializado em frutos do mar, achei a comida muito boa!

Dia 2 (sábado): Floripa – São Joaquim (com parada em Urubici)

Saímos após o café da manhã e pegamos a estrada até São Joaquim, passando por Urubici. A ideia inicial era fazer o caminho via Serra do Rio do Rastro, mas estava chovendo e ficamos com medo da visibilidade, pois como a estrada é muito sinuosa pareceu ser perigosa de trafegar em tempo não muito bom. A viagem foi bem tranquila com duração de aprox. 3 horas e 40 min.

Aproveitamos para visitar a Cascata do Avencal e a Cachoeira Papuã, em Urubici. As cachoeiras são bem perto uma da outra.

Para visitar as Cascatas precisa pagar entrada para os parques (em torno de 20 reais por pessoa em cada Cascata).

Primeiro paramos no Parque da Cascata do Avencal. A Cascata é linda! Tem 3 mirantes para admirar a paisagem, além de balanço e bungee jump (obviamente nesse eu passei longe!! haha). A entrada dá direito a conhecer a Cascata Novo Mundo também, bem pertinho de carro. Depois seguimos mais uns 10 minutos de carro até a Cachoeira Papuã. A vista para a cachoeira e para o vale é através de uma plataforma toda de vidro e o visual também é muito bonito!!

Após a visita às cachoeiras “almojantamos” no restaurante Guardião do Avencal Bar Café. Esse restaurante foi uma surpresa pra mim! Achei ele lindo, a vista é linda para uma plantação de maçã e para a Cascata do Avencal no fundo, além da comida ser muito boa!! Rola fazer lanche ou refeição por lá e fica localizado na estrada que liga Urubici a São Joaquim, pertinho da entrada do Parque do Avencal e do Mirante Urubici (mirante da cidade). Recomendo muito uma parada por lá! Depois seguimos viagem até nossa pousada em São Joaquim.

Dia 3 (domingo): São Joaquim

Ficamos hospedados no Snow Valley Experience Park. A proposta do local me atraiu por ser um espaço com bar/restaurante estilo americano, paisagem bonita e cabanas para se hospedar, ou seja, um lugar diferente! Eles também trabalham com serviço de imersão em inglês, acho que é tipo uma colônia de férias para adolescentes, mas não cheguei a pesquisar sobre isso (mais informações no site). Porém a nossa estadia na cabana não foi boa. O local não tem suporte para os hóspedes, não há serviço de quarto, a internet não pega, a cabana é muito fria. Enfim, não me hospedaria lá novamente pois não achei o lugar preparado para o serviço de hospedagem, deixou muito a desejar. Mas recomendo muito conhecer o Bar Americano deles, a comida é boa, tem café da manhã, almoço e chá da tarde, além de ser lindo e com uma vista linda para as montanhas também. Resumindo, vá no local, mas somente para conhecer o restaurante!!!

Snow Valley (@snowvalley) – uma pena que como pousada não foi uma experiência boa, mas recomendo muito o restaurante/café do lugar!

Neste dia estava chovendo e visitamos duas das inúmeras vinícolas que existem pela cidade. Fomos em uma das mais famosas por lá, a Villa Francioni, e na Vinícola D’Alture. As duas são lindas e possuem vinhos ótimos!! Há opções de atividades como piqueniques e almoço nas vinícolas, vale dar uma olhadinha nos sites.

Villa Francioni – a foto à direita foi tirada no dia seguinte com sol hehe

Vinícola D’Alture – a foto da direita também foi tirada no dia seguinte com sol (achei essa vinícola linda de morrer!!)

Dia 4 (segunda): São Joaquim

Neste dia pela manhã fizemos um passeio diferente. Fomos andar de bike pelos vinhedos da vinícola Villagio Bassetti, com a empresa Na Trilha Certa (@natrilhacertaagencia). O guia da agência foi super simpático e solícito, leva todos os equipamentos (bike, capacete) e você só se preocupa em andar de bicicleta rs. O passeio dura cerca de 2 horas pedalando nos cenários lindos das vinícolas, com paradas para explicações sobre a história do local e dos vinhos, e no final é feito um piquenique com uma garrafa de vinho com vista para os vinhedos. Amei o passeio e recomendo muito!!

Fomos passear no centrinho de São Joaquim para fazer hora até a visitação da próxima vinícola. O centrinho não tem muita coisa, se quiser comprar vinhos de altitude recomendo a loja Casa do Vinho pois tem muitas opções. Comemos bolinho de bacalhau e pastel de nata no restaurante português Pão Saloio (Cantinho do Bacalhau), bom para quem quer comer uma comida portuguesa.

A tarde visitamos a vinícola Monte Agudo e optamos pela degustação no Sunset. Os vinhos e os queijos da degustação estavam muito bons e a paisagem também é linda!! Depois ficamos curtindo um rótulo da vinícola no pôr do sol para os vinhedos. Amei a experiência!!!

• Em São Joaquim, recomendo como alternativa a hospedagem na pousada Serra Catarinense. O restaurante Pequeno Bosque no centro também é muito indicado, porém não tive a oportunidade de conhecer.

Dia 5 (terça): São Joaquim – Urubici

Após o café da manhã pegamos o carro e subimos até o Mirante da Serra do Rio do Rastro. Aproveitamos que o tempo estava melhor, mas mesmo assim no mirante ainda tinha neblina. A Serra do Rio do Rastro é uma estrada cênica com várias curvas que liga a cidade de São Joaquim a Lauro Muller. Atualmente um grande trecho fica fechado nos dias de semana para obras impedindo a circulação pela estrada toda, mas sempre dá para chegar até o mirante.

Depois do Mirante fomos ao Cânion da Ronda (bem pertinho do Mirante porém vá de carro, a entrada também é paga), passamos rapidamente na entrada do Parque Eólico (ao lado do cânion) e terminamos na Cascata da Barrinha em Bom Jardim da Serra. O cânion e a cascata são lindos! Dá tranquilamente para conhecer todos esses lugares em um dia só.

Pegamos estrada e fomos para a próxima cidade. Jantamos no restaurante Casarão da Serra já em Urubici, comida muito boa e preço justo!!

Dia 6 (quarta): Urubici

Ficamos hospedados em um chalé num rancho muito legal que achei no Booking.com chamado Sítio Rancho Crioulo. O lugar é lindo, com muito verde, cavalos e, é claro, um balanço! Rs O café da manhã é muito bom também, e os anfitriões muito receptivos. Fica há 10 minutos do centrinho de Urubici de carro.

Pela manhã fomos conhecer a Serra do Corvo Branco. Realmente é uma estrada muito diferente e bonita! O pessoal estaciona o carro no início da Serra e percorre o iniciozinho da estrada a pé tirando fotos nos paredões estreitos e da paisagem com as curvas sinuosas. Na volta em direção à cidade paramos na Avencal Chocolates (@avencalchocolates) para tomar um chocolate quente e comer umas trufas. O lugar é lindo e aconchegante, valeu muito a pena a parada.

Paramos também para conhecer a Gruta Nossa Senhora de Lourdes que fica na SC-370 entre a Serra do Corvo Branco e a entrada para a cidade de Urubici. A gruta tem um altar com santos e a Nossa Senhora de Lourdes como principal e uma pequena cascata d´água caindo no meio. O lugar transmite muita paz!

Seguimos em direção à cidade e tivemos a sorte de encontrar a lojinha da Passeios Urubici (@passeios.urubici) no caminho pela estrada. Fechamos para o mesmo dia o passeio de 4×4 para a Cascata Rio dos Bugres. Achei a melhor opção pois para chegar na Cascata o caminho é por estradas de terra muuuuito ruins durante mais ou menos 1 hora e provavelmente nosso carro de passeio não iria aguentar! A Cascata fica localizada numa propriedade privada chamada Abrigo 1500 (@abrigo1500). As paisagens são lindas, com vista para 2 cascatas (sendo a principal e mais impactante a Cascata Rio dos Bugres) e um balanço para o infinito. Parece que o local também tem camping e cestas de piquenique.

A noite jantamos no restaurante Château du Valle. Na alta temporada é bom reservar para conseguir mesa. Como não fomos na alta temporada não precisamos reservar. Comi uma sequência de fondue que estava maravilhosa!! Os pratos também pareceram ser muito bons! É um dos melhores restaurantes de Urubici.

Dia 7 (quinta): Urubici

Pela manhã voltamos à loja da Passeios Urubici para fazer o passeio de 4×4 para o Cânion Espraiado, que tínhamos contratado no dia anterior. Essa passeio também aconselho não fazer de carro próprio pois a estrada também é muuuito ruim!! Há 2 opções de passeio, o mais curto indo somente na borda principal do cânion e conhecendo os 2 balanços do infinito ou o mais longo caminhando pela borda do cânion também. Optamos pelo mais curto. É bom ficar de olho na previsão do tempo para fazer o passeio pois em dias com neblina a visão do cânion pode ficar prejudicada. Mais um passeio que valeu muuito a pena, o cânion é lindo e imenso! E a atenção dos guias e da Juliana da Passeios Urubici foi top!

Na parte da tarde fomos ao Mirante Morro da Igreja e Pedra Furada. Como é um local de acesso controlado, é obrigatório o agendamento prévio da visita pelo site do ICMBio e retirada da autorização na sede no centro de Urubici. Mais informações aqui. Na volta visitamos a Cascata Véu da Noiva, que é na estrada que chega ao Mirante Morro da Igreja.

No final da tarde fomos ao Morro do Campestre (@morro.docampestre). O lugar tem várias vistas legais e formações rochosas diferentes. Levamos um vinho branco e tacinhas de plástico e brindamos ao pôr do sol em um dos banquinhos lá em cima! Também tem a opção de fazer piquenique, comprando a cesta no café do local.

A noite comemos pizza na Pizzaria Rota da Neve.

Dia 8 (sexta): Urubici – Praia Grande

Pela manhã conhecemos o Mirante Altos do Corvo Branco (@altoscorvobranco), parque turístico que tem 5 mirantes com vista para a Serra do Corvo Branco e para as paisagens de Urubici, incluindo o morro-pirâmide do município de Grão-Pará. Nos três primeiros mirantes chega-se caminhando. Para chegar nos dois últimos mirantes tem um ônibus do Parque que leva os turistas. As vistas dos mirantes são lindas e pra variar tem vários balanços para tirar foto!! Rs Recomendo antes de ir ao parque checar no instagram se estará aberto no dia, pois com mau tempo o parque fica sem visibilidade e não abre! Como já íamos pegar a Serra do Corvo Branco para ir para Praia Grande aproveitamos para conhecer o Parque, que já estava no nosso roteiro mas estava esperando um dia de tempo bom (tentamos ir no primeiro dia em Urubici, porém estava fechado devido à neblina).

Após visitar o parque descemos a Serra do Corvo Branco e pegamos estrada até Praia Grande, a cidade dos Canyons! A Serra é bastante sinuosa, com uns mirantes para tirar foto. A viagem de Urubici até Praia Grande dura cerca de 4 horas de carro.

Quando chegamos em Praia Grande fomos direto jantar no Restaurante Black House 414 (@blackhouse414). Comida muito boa e ambiente agradável com varandinha!

Dia 9 (sábado): Praia Grande

Ficamos hospedados em um chalé na pousada Village dos Canyons (@villagedoscanyons). A pousada é linda, possui poucos quartos e é bem perto do centrinho.

Acordamos às 4 da manhã para fazer o tão esperado passeio de balão! A cidade de Praia Grande é famosa por esse passeio, quando o tempo está bom, todas as manhã voam vários balões ao nascer do sol. Fiz o passeio com a empresa Canyons e Peraus e recomendo muito. Eles fazem o voo de balão e outros passeios por lá. O que precisa saber sobre o voo de balão:

• Dura cerca de 40 minutos.
  • O valor gira em torno de 600 reais por pessoa, dependendo do balão e quantidade de pessoas.
  • É essencial reservar uns dias antes para garantir sua vaga.
  • O ponto de encontro é na agência da empresa por volta das 5AM, de onde sai a van que leva ao campo do voo.
  • O voo é super suave e agradável e não dá medo (e olha que sou mega medrosa!).
  • Não dá pra andar dentro do balão, os balões tem um “curralzinho” e cada grupo fica no seu.
  • No final do passeio rola um brinde com uma taça de espumante!

Foi um passeio lindo e inesquecível! Experiência única que quem estiver por lá não deve deixar de curtir!

Depois fomos conhecer o Cânion Itaimbezinho. O acesso ao Cânion é de carro (tem passeio para lá também, com a empresa Canyons e Peraus (@canyons_e_peraus) e a entrada é pela Serra do Faxinal. A Serra do Faxinal é a estrada que liga Praia Grande/SC a Cambará do Sul/RS e é toda de terra e pedrinhas, bem ruim, porém dirigindo com cuidado um carro de passeio normal dá para andar de boa! Desde Praia Grande o trajeto até a entrada do parque dura cerca de 50 minutos de carro, desde Cambará do Sul, uns 40 minutos.

Mais informações sobre o Cânion Itaimbezinho aqui. Recentemente o parque foi privatizado e agora há cobrança de entrada. Quando fui custava cerca de 25 reais por pessoa. Existem duas trilhas, Vértice e Cotovelo, com vários mirantes no caminho. A trilha do Vértice é a mais curta, 40 minutos ida e volta em caminhada leve. A trilha do Cotovelo dura cerca de 1 hora e 20 minutos ida e volta também em caminhada leve. Não consigo dizer qual a trilha tem a visão mais bonita pois são visões complementares, então se puder faça as duas! Se não tiver muito tempo ou disposição  escolha a trilha do Vértice.

Trilha do Vértice

Trilha do Cotovelo

Dica bônus: No final da trilha do Vértice tem o café do Vô Marçal que serve pastel feito na hora e doces, além de vender artesanato. É uma típica casa de campo!

Dia 10 (domingo): Praia Grande

Fizemos um passeio de 4×4 com a empresa Canyos e Peraus (@canyons_e_peraus) chamado Rota das Cascatas. Visitamos três cachoeiras que ficam no Rio Grande do Sul. As cachoeiras são lindas e a de Três Forquilhas é a última e mais impactante pois tem uma queda d’água enorme! O trajeto final da estrada pra chegar é muito ruim e só passa 4×4. O passeio dura o dia todo e nessa última cachu rola um piquenique! Fora a paisagem do interior do RS ao longo do caminho que é linda!

Dia 11 (segunda): Praia Grande

Visitamos o Cânion Índios Corados pela manhã. O Cânion é lindo e foi uma surpresa! Fica na Serra do Faxinal e sua entrada não é sinalizada, mas é só colocar no GPS e quando avistar a casinha vermelha passe a cerca mesmo com a placa de entrada proibida, é tranquilo! Rs Após passar a cerca ande 5 minutos em trilha fácil e terá a vista do Cânion!

Depois fomos ao Mirante do Morro dos Cabritos, também na Serra do Faxinal. A entrada fica meio escondida e não tem muita sinalização, mas mais uma vez colocando no GPS e olhando com atenção dá pra achar! O caminhozinho para chegar no mirante fica em uma subidinha entre rochas e mato e não é bem definido.

Depois tomamos uma cerveja e comemos petiscos no Bistrô Canyons e Peraus (@canyonseperausbistro). Sim, a empresa tem um bistrô de mesmo nome, que fica localizado anexo à pousada Morada dos Canyons, uma das mais famosas da região. Achei o ambiente do bistrô lindo, com mesinhas externas no meio do verde, e a comida muito boa! Tem opção de almoço também. A parada foi perfeita para recarregar as energias após o calor que estava fazendo!

A noite jantamos no GastroPub Grota Bier (@gastropubgrotabier) no centrinho da cidade. Achei esse pub realmente muito bom, com vários tipos de cervejas artesanais, comida boa, atendimento muito bom e preço justo!! Foi indicação do dono da pousada e gostamos muito!!

Dia 12 (terça): Praia Grande – Cambará do Sul

Acordamos as 5 AM para ver o nascer do sol na Estrada do Faxinal. Paramos o carro em um dos mirantes e observamos a paisagem com o sol surgindo, os balões iniciando o voo e as vaquinhas, muito lindo!!

Após o café da manhã pegamos a mesma estrada rumo à última cidade da viagem, Cambará do Sul/RS. Como já comentei antes, a Estrada do Faxinal é de terra e bem esburacada mas qualquer carro consegue passar. O trajeto entre as cidades dura cerca de 1hora e 30 minutos. No caminho paramos na lojinha de produção de geleias Sabores da Querência (@saboresdaquerencia), já chegando à Cambará do Sul. O espaço é bem bonito, tomamos sorvete artesanal e compramos umas geleias maravilhosas também artesanais para levar para casa.

Aproveitamos que estava muito calor e fomos direto conhecer a Cachoeira dos Venâncios que fica em Jaquirana, cidade próxima a Cambará do Sul. A cachoeira fica em uma propriedade privada e a entrada custa 25 reais por pessoa podendo ficar o dia todo. Achei o lugar lindo, tem várias quedas d’água bem volumosas e um local que é ótimo para banho também. Se tiver calor dá pra ficar o dia todo por lá! Mas vale a pena ir somente para conhecer a cachoeira. Só tomar cuidado com as cobras, tem umas plaquinhas avisando rsrs

Depois fomos direto para a Pousada Recanto do Lago onde ficamos hospedados e jantamos por lá mesmo. A pousada é muito linda, tem um lago grande com árvores típicas da região em volta, parecendo uma típica paisagem suiça rs. O café da manhã é ótimo e os chalés ficam todos ao redor do lago.

Dia 13 (quarta): Cambará do Sul

Fomos conhecer o imponente Cânion Fortaleza. Fica cerca de 40 minutos de carro desde Cambará do Sul. O mirante principal fica a poucos metros caminhando desde a entrada do parque, cerca de 5 minutos. Para percorrer o trajeto da borda inteira do Cânion leva cerca de 1 hora ida e volta em caminhada leve que vale a pena pela paisagem completa do lugar!

A noite jantamos no Casarão Cantina e Galeteria. O restaurante trabalha com rodízio de galeto e buffet livre de acompanhamentos e tem decoração típica gaúcha.

Dia 14 (quinta): Dia de dirigir rumo ao aeroporto de Porto Alegre, entregar o carro na agência próxima e voltar para o RJ!

Espero que tenham gostado do roteiro e que sirva de inspiração para as próximas férias, pois achei uma viagem muito linda e diferente!!