Vou listar aqui algumas coisas para se fazer na Praia do Forte/Bahia. Não vou postar um roteiro fechado pois é um lugar de praia para relaxar, portanto fique quantos dias desejar! Conheci a cidade em um feriado de 3 dias em 2018 e voltei para passar 1 dia esse ano quando estava na Costa do Sauípe.
Fiquei hospedada na pousada Paraíso do Forte. A pousada é bem no centrinho, com ótimo café da manhã e chá da tarde é bom custo-benefício. Recomendo ficar por lá!
Como chegar:
Se pretende rodar pelas diversas praias ao norte de Salvador recomendo alugar um carro no aeroporto. Caso vá ficar só na Praia do Forte pode fechar um táxi ou um transfer até lá. Recomendo sempre pedir indicação para a pousada que irá se hospedar.
O que fazer por lá:
1) Visitar o Projeto Tamar
O projeto Tamar trabalha na pesquisa e proteção das tartarugas marinhas no Brasil e conscientização da população para proteção dos oceanos e outras espécies de animais marinhos. Está aberto para visitação dos tanques com várias espécies de animais (tartarugas, tubarões etc) e atividades de interação com o público. O projeto Tamar da Praia do Forte fica bem no centrinho, perto da pracinha da Igreja São Francisco de Assis e em frente à praia.
2) Conhecer o Castelo Garcia D’Ávila
O Castelo Garcia D’Ávila é considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil e começou a ser construído em 1551. Apesar de só terem restado ruínas, o local é bem bonito e de lá tem-se uma vista bem legal do mar. Vá de carro ou, caso esteja sem, peça pro sua pousada chamar uma agência de turismo ou um Tuk Tuk que te leva até lá (como eu fiz).
Tuk Tuk
3) Conhecer e descansar nas belas praias do centro, praia Pedra do Chapéu e Praia do Lord. Na verdade uma é continuação da outra, na mesma faixa de areia, e dá para conhecer todas caminhando.
Praia do centrinho
Praia do Lord
4) Passear pelo centrinho cheio de restaurantes e lojinhas para um footing à noite. Não esquecer de conhecer a igrejinha que falei acima, bem bonitinha e que fica na praça central.
Onde comer:
1) Restaurante Donana – pratos de frutos do mar e moquecas perfeitas no centrinho!! Comida muito saborosa!! Com mesas do lado de fora.
2) Souza Bar – famoso pelos seus deliciosos bolinhos de peixe (@souzabaroficial)
3) Vinobar Pousada e Restaurante – ambiente muito aconchegante e comida muito boa, acompanhada de um bom vinho.
Moqueca do restaurante Donana
O Projeto Tamar também tinha um forró no final da tarde/noite com bebidas e petiscos, mas não sei como está com a questão da pandemia.
Daqui pra onde:
Costa do Sauípe
A Costa do Sauípe fica a 40 minutos de carro desde a Praia do Forte. É um local com praias desertas onde predominam os resorts e casas para alugar. Então, se vc curte infraestrutura de resort no esquema all inclusive e quer passar os dias relaxando na praia, o lugar é lá! Para saber mais informações dos resorts e cotação de preços, todas as informações estão no site da Costa do Sauípe.
Praia da Costa do Sauípe
Eu fiquei hospedada durante 10 dias em uma casa no Condomínio Quintas do Sauípe fazendo homeoffice a convite de uma amiga, porém existem casas similares para alugar no Airbnb com piscina e toda a infraestrutura. É uma ótima ideia para quem quer passar férias por lá sem ficar nos resorts ou até alugar por temporada!
A casa na Costa do Sauípe
A casa na Costa do Sauípe
A casa na Costa do Sauípe
O mar do Sauípe é bem agitado porém na maré baixa foram duas piscinas naturais para banho.
Algumas observações:
- Quem se hospeda nos condomínios do Sauípe possui acesso à vila dos resorts que tem lojinhas e restaurantes.
- É essencial estar de carro para se locomover entre a casa, praia, vila e outras cidades.
- Não há mercado grande perto, então aconselho fazer as compras na Praia do Forte antes de chegar na casa.
- Existem restaurantes que entregam no condomínio (comida baiana, pizza). A portaria tem todos os contatos. O restaurante Sombra da Mangueira (@restsombradamangueira) tem moquecas divinas!
- O percurso desde a casa até a praia depende da localização no condomínio. Da casa que fiquei hospedada eram 5 minutos de carro. O acesso à praia é pelo condomínio. Para chegar na vilinha que tem as lojinhas e restaurante eram uns 10 minutos de carro.
Vilinha da Costa do Sauípe
Vilinha da Costa do Sauípe
Restaurante na Vilinha do Sauípe
De resto é só curtir o clima maravilhoso da Bahêa! Mais detalhes estão nos destaques dos stories no Instagram @viajandoparabuscar.