Roteiro Sul da Bahia

Oi pessoal! Vou detalhar aqui meu roteiro de 14 dias pelo sul da Bahia. É uma viagem que sempre quis fazer, focada em praias paradisíacas e desertas e descanso!

Fizemos quatro bases: Trancoso, Praia do Espelho, Cumuruxatiba e Caraíva. Para essa viagem preferimos alugar carro pois fizemos várias bases e circulamos bastante pelas praias, então o carro nos deu mais liberdade e sairia mais em conta em relação a pegar vários transfers ou táxi.

Em resumo a divisão ficou assim:

Dia 1 – Rio de Janeiro/Trancoso

Dia 2 – Trancoso

Dia 3 – Trancoso/Arraial D’ajuda

Dia 4 – Trancoso

Dia 5 – Trancoso/Praia do Espelho

Dia 6 – Praia do Espelho

Dia 7 – Praia do Espelho/Cumuruxatiba

Dia 8 – Cumuruxatiba

Dia 9 – Cumuruxatiba

Dia 10 – Cumuruxatiba

Dia 11 – Cumuruxatiba/Caraíva

Dia 12 – Caraíva

Dia 13 – Caraíva/Corumbau

Dia 14 – Caraíva

Dia 15 – Caraíva/Rio de Janeiro

Dia 1: Trancoso – Era um sábado. Pegamos o vôo Rio de Janeiro – Porto Seguro pela cia Azul na parte da manhã. Chegando no aeroporto de Porto Seguro fomos até a Localiza pegar o carro que havíamos alugado pela Internet antecipadamente. Recomendo sempre alugar de maneira antecipada para pegar os aluguéis mais baratos ou tarifas com desconto. A viagem de carro até Trancoso dura cerca de 1 hora e 20 min de carro. Cuidado com algumas crateras na pista asfaltada chegando mais perto de Trancoso, são enormes!

Chegamos em Trancoso já no final da tarde e os restaurantes estavam fechados devido ao lockdown da pandemia. Almoçamos no restaurante La Picanha, parceiro da pousada Le Refuge onde ficamos hospedados. A comida é caseira, simples, gostosa e farta. Recomendo mesmo em tempos fora de pandemia para quem não quer nada muito caro nem glamouroso e apenas quer comer uma comidinha boa a preço justo. Ainda arrematamos com umas paletas mexicanas maravilhosas que vendem por lá.

Em relação à pousada Le Refuge, achamos maravilhosa! Bem localizada (a 5 minutos de caminhada da praia e do quadrado onde fica a maioria dos restaurantes), bem bonita (estilo decoração rústica de Trancoso), ótima piscina, café da manhã e custo-benefício.

Dia 2: Trancoso – Dia de conhecer as praias. Tomamos um café da manhã maravilhoso no hotel (frutas, ovos, tapioca, bolo) e fomos caminhar pelas praias, parando para mergulhar e relaxar na areia. Andamos para o lado direito da praia, passando pela Praia dos Coqueiros e Praia do Rio Verde e para o lado esquerdo, conhecendo a Praia dos Nativos e Praia Rio da Barra. As praias são muito bonitas e possuem diversas barracas e Beach Clubs como base a apoio para relaxar e almoçar. Infelizmente não conseguimos parar em nenhuma delas devido ao lockdown da pandemia, então acabamos estendendo as cangas na areia mesmo para curtir, o que também foi ótimo! O almoço foi novamente no La Picanha ao lado da pousada. No final da tarde tiramos fotos no Mirante do Quadrado, perto da Igrejinha do Quadrado. A vista da praia é linda de lá!

Praia dos Coqueiros

Praia dos Nativos

Mirante do Quadrado

Dia 3: Arraial D’Ajuda – Fizemos um bate-e-volta desde Trancoso até Arraial para conhecer um pouco do centrinho e suas praias. O trajeto dura em torno de 45 minutos em estrada de terra indo pelo caminho por dentro. Fizemos uma parada na praia de Taípe, a praia é bem bonita com suas falésias e tem barracas para passar o dia. Em Arraial D’Ajuda estacionamos na Praça Brg. Eduardo Gomes e fomos conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e o famoso Mirante das Fitinhas com a vista espetacular para a praia e as inúmeras fitinhas presas ao redor. Passeamos rapidamente pelas lojinhas de lembrancinhas e roupas de praia da rua Brodway e fomos logo para a praia pois estava muito calor! Recomendo passear com calma por essa rua para fazer umas comprinhas.

Mirante das Fitas

Lojinhas perto da igreja

Escolhemos a praia de Pitinga para passar o dia pois é a praia mais afastada do centrinho e poderia estar mais vazia. Deixamos o carro em um estacionamento pago da praia mesmo. A praia possui alguns quiosques que parecem ser bem legais e recebi indicação (Uíki Parracho e Maré Beach Bar) porém optamos por ficar na areia em uma parte mais afastada devido à pandemia. Na volta almojantamos no Quadrado em Trancoso, no restaurante Cantinho Doce. Comemos uma moqueca ótima e super bem servida!

Praia de Pitinga – Arraial

Igreja do Quadrado – Trancoso

Dia 4: Trancoso – Este dia tiramos para descansar na praia e na piscina da pousada. No final da tarde saímos para almoçar no Quadrado, no restaurante Chimichurri. Comemos o rodízio de carne e adoramos. As carnes são escolhidas através do cardápio, evitando desperdícios.

Dia 5: Praia do Espelho – Após o café da manhã pegamos estrada até a praia do Espelho. O trajeto dura cerca de 45 minutos em estrada de terra, então o ideal é ir em dia que não esteja chovendo muito ou não tenha chovido muito nos dias anteriores pois a estrada pode ficar escorregadia e difícil de transitar com o carro.

Ficamos hospedados na pousada Bendito Seja, pé na areia e com muito conforto! Neste dia optamos por ficar relaxando e curtindo a infra da pousada e a parte da praia em frente. À noite jantamos uma moqueca maravilhosa na própria pousada. A região da Praia do Espelho não possui centrinho com lojas e restaurantes. Recomendo muito dormir 1 noite na região, porém o foco do lugar é relaxar, curtir a praia e fazer as refeições na própria pousada ou reservar nas pousadas vizinhas (algumas sugestões: pousada Enseada do Espelho e Calá & Divino).

Pousada Bendito Seja

Jantar na Pousada Bendito Seja

Dia 6: Praia do Espelho – Acordamos cedo e fomos caminhar para o lado esquerdo da praia (Praia dos Amores) na maré baixa. A praia é linda e o mar fica uma piscininha, com a água transparente e cheia de corais! Uma das principais coisas a se fazer por lá é explorar essa parte da praia na maré baixa, o visual é muito bonito! Depois voltamos para a pousada e tomamos um café da manhã maravilhoso na área externa de frente para a praia. O resto do dia passamos na própria pousada curtindo a praia. À noite o jantar foi novamente na pousada.

Lado esquerdo (Praia dos Amores)

Café da manhã – Pousada Bendito Seja

Dia 7: Praia do Espelho / Cumuruxatiba – Na parte da manhã caminhamos para o lado direito da praia também na maré baixa. A paisagem também é linda! Tomamos café da manhã e pegamos estrada para Cumuruxatiba. Como não conhecia a estrada, optei por um caminho mais longo, indo até Prado via Itamaraju (encha o tanque do carro nessa cidade pois em Cumuru não tem posto de gasolina!) em estrada asfaltada e depois até Cumuruxatiba pelo litoral por estrada de terra. O trajeto todo durou cerca de 4 horas e 20 minutos, sendo aproximadamente 1 hora em estrada de terra. Essa estradinha de terra de Prado até Cumuru é bem esburacada em alguns trechos, mas indo com cuidado passa tranquilamente. Também passa por algumas praias e mirantes bonitos se quiser ir parando no caminho para conhecer.

Lado direito – Praia do Espelho

Cumuruxatiba é um vilarejo pequeno de praia, bom para se isolar e descansar, porém possui bons restaurantes. Chegando na cidade fomos direto almoçar no restaurante Mama África. Comemos um bacalhau top, adoramos o restaurante!! Possui mesas ao ar livre no jardim e é um dos melhores por lá.

Mirante no caminho Prado – Cumuru

Depois do almoço fomos direto para a pousada. Ficamos hospedados na pousada Ingá. A pousada é pé na areia, fica num ponto ótimo da praia de Cumuru, na praia do Peixe Grande. O mar é calmo e a praia fica bem vazia pois só possuem pousadas ao redor, as barracas ficam na praia do centrinho. Na minha opinião a praia do Peixe Grande é a melhor para hospedagem, mais bonita, mais selvagem e perto das falésias. Existem algumas pousadas muito boas e pé na areia além da que fiquei hospedada como a Pousada É e a Pousada Maré. Nosso quarto era uma cabana na árvore, super diferente e rústico!

Nossa casa na árvore – Pousada Ingá

Pousada Ingá

Dia 8: Cumuruxatiba – Após tomarmos o café da manhã ótimo da pousada fomos caminhar para o lado esquerdo da praia até as falésias. A maré estava baixa, a praia é muito bonita e a água do mar muito quentinha! Depois ficamos relaxando na parte da praia em frente à pousada, tomando drink e comendo petisco da própria cozinha. A noite jantamos na pousada Maré, ao lado da nossa pousada. Não tínhamos outras opções devido à pandemia, mas a comida da pousada é ótima e vale a pena conhecer o restaurante dela para almoço ou jantar.

Dia 9: Cumuruxatiba – Fomos conhecer a praia da Barra do Cahy. O trajeto dura uns 30 minutos de carro em estrada de terra. Essa praia é muito bonita e é parada obrigatória na viagem a Cumuru! Possui falésias e o encontro do rio com o mar, que é uma delícia para banho. Nessa praia fica localizado o marco da primeira praia avistada do Brasil. Ficamos um bom tempo curtindo a praia e na volta paramos na praia do Moreira. A noite jantamos novamente no restaurante da pousada Maré.

Fotos acima – Praia da Barra do Cahy

Praia do Moreira

Dia 10: Cumuruxatiba – Passamos o dia todo aproveitando a praia em frente à pousada. Queríamos aproveitar o máximo a experiência de pousada pé na areia rs. No final da tarde fomos almoçar no Binotto’s Gourmet em frente à praia do Píer no centrinho. Aproveitamos para conhecer as famosas estacas que sobraram do píer sob a água (é o cartão postal da cidade). A noite pedimos pizza na nossa cabana na pousada. A pizza da Batataria da Paula é maravilhosa! Tomamos um vinhozinho na parte externa da pousada que é ótima pra isso também.

Pousada Ingá

Binotto’s

Pier

Dia 11: Caraíva – Acordei as 05:15 da manhã para ver o nascer do sol na praia de Cumuru em frente à pousada que é imperdível! Um espetáculo à parte!. Vale muito a pena acordar cedo para presenciar.  Saímos de Cumuru rumo a Caraíva após o café. Dessa vez arriscamos cortar caminho até a BR por uma estradinha de terra para não precisar passar em Prado, seguindo as orientações da Lu, a dona da pousada. Esse trajeto economiza alguns quilômetros de estrada. O caminho é o seguinte: Seguir até a praia da Japara Mirim. Quando encontrar a placa indicando esta praia, entrar na estrada de terra para a direita, na frete da placa. Seguir direto cerca de 1 hora por estradinha de terra, passando por fazendas e plantações até chegar na BR. A estrada de terra não tem muito erro pois não tem muitas alternativas de caminho, na dúvida dá pra perguntar pois sempre tem alguém ou algum carro passando (apesar de eu ser medrosa pra essas coisas, com medo do carro parar no meio da estradinha sem sinal de internet encarei e no final deu tudo certo rs). Saindo da estradinha de terra na BR você chega um pouco antes de Itamaraju. Daí é só seguir o GPS rumo a Caraíva, com mais alguns kms na rodovia asfaltada e mais cerca de 1 hora e 30 min de carro em estrada de terra. O total do percurso deu mais ou menos umas 3 horas e 50 min.

Nascer do sol em Cumuru – Pousada Ingá

Chegando em Caraíva estacionamos no estacionamento do Porto de Caraíva. Não tem erro pois logo se avista muitos carros estacionados. Fizemos a travessia de 5 minutos de canoa para Caraíva. Chegando lá todas as ruazinhas são de areia, muitas vezes fofa, então se você não está com disposição de carregar as malas do braço sugiro combinar com uma charrete de levar suas malas. Nós preferimos carregas as malas no braço até a pousada e chegamos morrendo de calor, mas valeu como um exercício rs.

Ficamos hospedados na pousada Solar, pousada simples porém bem arrumada, ótimo café da manhã e atendeu as nossas necessidades já que o objetivo era conhecer as belezas naturais de Caraíva. A Priscila, dona da pousada, é muito simpática e prestativa.

Pousada Solar Caraíva

Partimos para apreciar o entardecer no Boteco do Pará comendo pastel e tomando cerveja. Fica na beira do rio Caraíva e é bem famoso por lá. Os pastéis são maravilhosos. Não deixem de experimentar o pastel de arraia!

Boteco do Pará

Caraíva

Dia 12: Caraíva – Após o café da manhã passamos o dia na praia do Satu. A praia é linda e na maré baixa formam piscinas naturais. Em Caraíva não deixe de visitar essa praia!

Para chegar lá pegamos a canoa para atravessar o Rio Caraíva na praia da Barra de Caraíva. Em 5 minutos estávamos do outro lado e seguimos a pé pela beira da praia durante aproximadamente 50 minutos até chegar no Satu. O trajeto é bem bonito e vale a caminhada. Procure ir na maré baixa ou não muito alta para a caminhada na areia ser mais fácil. Conhecemos a Lagoa do Satu (essa é a mais próxima da praia, no total são três lagoas mas acabamos não conhecendo as outras pois estávamos na intenção de relaxar) e depois passamos o dia no Satu Beach Club. Adorei a infra do Beach Club, com drinks, petiscos e almoço. Voltamos para Caraíva caminhando pela praia também, porém para quem não quer caminhar de volta a barraca de praia consegue chamar táxi (cerca de 100 reais por pessoa o trecho). Caso queira fazer o trajeto da ida de táxi também pode combinar com a pousada, porém como na vila não entra carro terá que atravessar o rio de canoa para pegar o táxi do outro lado.

Caminhada até a praia do Satu

Satu Beach Club

Lagoa do Satu

À noite jantamos no restaurante Jacarandá. Comida maravilhosa, prato bem elaborados e ambiente bem bonito, com mesinhas na parte externa também.

Dia 13: Caraíva – Neste dia fizemos o passeio de dia todo para a Ponta do Corumbau. Corumbau é um pequeno vilarejo com praia paradisíaca e bom para descansar. Caso não tenha tempo de ficar hospedado por lá uns dias, recomendo muito fazer esse passeio de um dia Caraíva. Fizemos o passeio em buggy e a pousada fechou pra gente no dia anterior. O trajeto de buggy de Caraíva até Corumbau demora cerca de 30 minutos. Chegando lá precisa fazer uma travessia rápida de canoa no riozinho até a praia de Corumbau. A praia é bem extensa e o foco do passeio é visitar a Ponta do Corumbau (que na maré baixa forma um banco de areia bem grande tornando a paisagem linda!!) e ficar relaxando nas barracas de praia próximas à ponta. A praia por si só também é bem bonita e gostei muito do passeio. Da próxima vez passarei uns dias por lá. Depois de passar um tempo na ponta do Corumbau ficamos na barraca de praia Nativa, com ótimos drinks e petiscos. Não deixem de comprar a famosa cocada de Corumbau, é maravilhosa. Voltamos para Caraíva no final da tarde (combinamos o horário da volta com o buggeiro) e à noite jantamos no restaurante Nhoqueria Caraíva.

O passeio de um dia inteiro à ponta do Corumbau também pode ser feito de barco desde Cumuruxatiba, porém optei por fazer partindo de Caraíva pois o trajeto é mais curto. Caso optem por passar mais dias por lá podem ir de carro (a estrada é de terra e esburacada em alguns trechos, então acabei achando meio perrengue) ou, caso não queiram se aventurar na estradinha de terra, os buggys fazem transfer desde Caraíva.

Fotos acima – Ponta do Corumbau

Barraca Nativa

Praia de Corumbau

Dia 14: Caraíva – Deixamos o último dia inteiro da viagem para aproveitar bem Caraíva. Passamos o dia na praia da Barra de Caraíva com a canga estendida na areia mesmo. Esta parte da praia o rio encontra com o mar e é uma delícia ficar por lá, principalmente na maré baixa. No final da tarde comemos pastel no Boteco do Pará e à noite comemos uma pizza maravilhosa no Bar do Porto. Gostei muito da comida e do ambiente!

Fotos acima – Vilarejo de Caraíva

Praia da Barra de Caraíva

Vilarejo de Caraíva

No dia seguinte logo após o café fizemos a travessia de canoa de volta para o estacionamento, pegamos o carro e partimos para o aeroporto para voltar para o RJ. O trajeto de Caraíva até o aeroporto de Porto Seguro durou cerca de 2 horas sem trânsito, sendo que cerca de 1 hora em estrada de terra.

Espero que tenham gostado do roteiro e qualquer dúvida postem aqui!! 😀

Coloquei alguns momentos da viagem e dicas nos destaques dos stories no instagram @viajandoparabuscar também! 😉