Roteiro de seis dias em Fernando de Noronha

Olá pessoal!

Em setembro desse ano foi minha segunda vez em Fernando de Noronha em Pernambuco. A primeira vez que fui à ilha foi em Novembro/2015. Fernando de Noronha é um lugar lindo e ótimo para passeios e descanso na praia também. É o sonho de consumo de muitos e muita gente diz que é um lugar caro, mas tudo depende do lugar em que se hospeda, do preço da passagem aérea (se começar a pesquisar com antecedência dá pra pegar um preço não tão caro, em torno de mil reais ida e volta e parcelar esse valor) e do tipo de viagem que irá fazer (escolha dos lugares para comer, se irá fazer muitos passeios ou curtir só as praias etc)! Dá sim para conhecer Noronha sem gastar tanto! Aqui nesse roteiro eu vou indicar lugares para comer para todos os tipos de bolsos também.

O roteiro a seguir será um roteiro sugerido baseado na minha viagem deste ano porém vou acrescentar dicas baseadas na viagem que fiz em 2015 também. A companhia aérea que me levou até lá foi a Azul, mas a Gol também tem voos para lá. Paguei em torno de mil reais a passagem ida + volta.

Informações gerais:

Melhor época para ir: Dá pra ir o ano todo, porém a época na qual o mar fica mais calmo e ideal para banho é entre os meses de julho e outubro. De novembro a março o mar fica mais agitado e com ondas, bom para quem gosta de surfar. Em 2015 fomos em novembro, então o mar já estava mais agitado em algumas praias pois o swell já estava se aproximando da ilha.

Como se locomover: De ônibus, táxi ou alugar um buggy. Nesta viagem dividimos o transporte entre táxis e ônibus. Caso estejam em grupo de 4 pessoas um trajeto de táxi (em média 30 reais) fica quase o mesmo valor que a passagem de ônibus (5 reais por pessoa), então vale mais a pena o táxi. O ponto negativo do ônibus é que às vezes demora para passar nos pontos.

Onde ficar: A hospedagem em Noronha não é tão barata, mesmo em pousadinhas simples. Existem desde pousadas mais luxuosas e famosas que são bem caras até pousadinhas mais familiares e em conta. Sugiro procurar no site do Booking. Fiquei hospedada na pousada do Lopes. A pousada é bem simples, porém com ótimo café da manhã e bem localizada perto do centrinho da Vila dos Remédios, onde ficam a maioria dos restaurantes e lojas da ilha. A Márcia é uma anfitriã ótima e muito solícita, faz bolos maravilhosos no café da manhã, tapioca e ovos, tornando nossa estadia a melhor possível.

Quantos dias: O ideal para conhecer bem a ilha e relaxar também e ficar no mínimo 5 dias.

Taxa de Preservação Ambiental (TPA): Para entrar na ilha cada visitante precisa pagar a Taxa de Preservação Ambiental, que varia em função do número de dias que o visitante irá ficar hospedado. A taxa pode ser paga antecipadamente online. Simule o valor em função da duração da hospedagem e tenha maiores informação aqui. O pagamento deve ser mostrado no desembarque no aeroporto em Noronha e na saída da ilha também, por isso não jogue o comprovante de pagamento fora quando chegar!

Ingresso para o Parque Nacional de Fernando de Noronha: Para acessar as atrações do Parque como a praia do Sancho e seus mirantes, as trilhas para as piscinas naturais e fazer o passeio de barco é necessário comprar o ingresso online (site) ou comprar o ingresso diretamente em Noronha (mais informações aqui).

Para todas as informações sobre a Ilha e o Parque Nacional como regras, trilhas que podem ser agendadas etc clique aqui ou aqui.

Atenção: Caso deseje agendar alguma trilha o agendamento só pode ser feito presencialmente no Centro de Visitantes do ICMBio – Vila do Boldró diariamente das 16hrs às 19hrs. O ideal é agendar as trilhas logo no primeiro dia na ilha pois as vagas são preenchidas por ordem de chegada e se esgotam muito rápido! Mais informações aqui.

Dia 1 (sábado): Chegamos na Ilha por volta das 16hrs. Fizemos check in na pousada e fomos almoçar no restaurante Xica da Silva (@xicadasilvanoronha). O restaurante é maravilhoso e a especialidade é comida nordestina. Depois fomos dar uma voltinha na Vila dos Remédios.

Restaurante Xica da Silva

Dia 2 (domingo): Dia de explorar as praias perto da Vila dos Remédios. Fomos andando até a praia do Cachorro, passando pela praia do Meio até a Praia da Conceição. Passamos o dia na pontinha da praia da Conceição, em frente ao Bar do Meio (@bardomeio_noronha) onde forma uma piscina natural que estava cheia de arraias! O Bar do Meio é bem legal para almoçar ou passar o dia e tem um balanço super legal para tirar foto. Na pontinha entre a praia do Meio e a da Conceição quando a maré fica baixa dá pra ir andando pelas pedras até a ponta que tem uma pedra enorme! A foto fica linda com a pedra e o Morro do Pico e os Dois Irmãos ao fundo. Todas as três praias são lindas e ótimas para tomar banho e passar o dia. O pôr do sol na praia da Conceição é lindo também!

Igrejinha na Vila dos Remédios (centrinho de Noronha) no caminho para a praia do Cachorro

Da esquerda para a direita: Praia do Cachorro, Praia do Meio e Praia da Conceição

Balanço no Bar do Meio na praia da Conceição

Essa é a paisagem se for andando na maré mais baixa pelas pedras que ficam entre a Praia do Meio e a Praia da Conceição. Se não ficar com preguiça (que nem eu, que preferi ficar de boas lagartixando na areia kkk) vai ter uma foto com a pedra gigante (não sei se essa pedra tem nome!), o Morro do Pico e o Morro dos Irmãos ao fundo.

Na volta da praia lanchamos na Padaria/Lanchonete Açaí e Raízes, ótima para lanches rápidos e o preço é bem em conta. Comi uma tapioca de queijo coalho com doce de leite que estava ótima. Depois fomos até o Centro de Visitantes do ICMBio comprar os ingressos para o Parque Nacional. Tentamos agendar a trilha para a piscina natural do Atalaia porém já estava lotada para o nosso período. Então o ideal é ir até o posto para agendar o quanto antes (de preferência no dia da chegada). Sorte que eu já tinha feito essa trilha em 2015.

Como é o passeio até a piscina natural do Atalaia: A trilha do Atalaia dura cerca de 45 minutos caminhando com um guia do ICMBio até a piscina natural. Chegando lá é permitida a flutuação na piscina durante um tempo limitado (cerca de 30 minutos) acompanhado pelo guia. Deve ser usado colete para flutuação pois não se pode pisar no chão da piscina devido à proteção dos corais. O colete é fornecido pelo ICMBio. É indispensável levar snorkel para a flutuação. Caso não tenha um próprio acredito que dê para alugar no local. A vida marinha na piscina é linda! Podem ser vistos muitos peixes e até tubarão ou moreia. Mais informações são fornecidas no agendamento da trilha no Centro de Visitantes.

Trilha e piscina natural do Atalaia (fotos de 2015)

Dia 3 (segunda): Já com o ingresso do Parque Nacional em mãos, fomos até o PIC Golfinho Sancho fazer a trilha dos mirantes. Só dá para entrar na trilha com o ingresso do Parque Nacional! É um dos principais e mais bonitos passeios da ilha!

A trilha é bem fácil de fazer, dura cerca de 1 hora parando para tirar fotos nos mirantes do caminho. Os mirantes principais são Mirante dos Golfinhos (comece por ele e depois siga as placas até os outros mirantes), Mirante da Praia do Sancho e Mirante da Baía dos Porcos. As vistas são lindas! Após visitar todos os mirantes descemos até a Praia do Sancho e passamos a tarde lá. A praia é linda e ótima para banho, porém não tem nenhum bar, então leve água e lanche caso vá passar o dia (tem uma lanchonete no início da trilha, no PIC Golfinho Sancho). O acesso à praia é por uma escadinha bem estreita entre as rochas. Algumas pessoas tem receio em descer, porém se for com calma é bem tranquilo! Não esquecer de consultar os horários de subida e descida para a praia, pois como o acesso para ficar na areia é somente por essa escadinha, há controle de subida e descida de pessoas. Geralmente o fluxo muda de 50 em 50 minutos.

Da esquerda para a direita: Mirante dos Golfinhos, Mirante para a Praia do Sancho e Mirante Baía dos Porcos (Morro Dois Irmãos)

Praia do Sancho

Praia do Sancho vista do mirante / Siri na Praia do Sancho

Mapinha da trilha Mirante Golfinho – Praia do Sancho – Mirante Morro Dois Irmãos

Atenção!!! Para ir na praia da Baía dos Porcos (que tem a vista para o Morro Dois Irmãos) não é por essa trilha. O acesso é pelo canto esquerdo da Praia Cacimba do Padre!! Falo sobre isso mais adiante.

À noite comemos na Hamburgueria Dom Black (@domblacknoronha). Achamos os hambúrgueres de lá bem gostosos, ambiente agradável e o preço em conta!

Dia 4 (terça): Passamos o dia na praia do Porto. Da praia fomos andando visitar as Ruínas do Forte de Santo Antônio, Capela de São Pedro dos Pescadores (a igrejinha branca com vista) e a Enseada dos Tubarões, onde conseguimos ver diversos tubarões na água! Depois ficamos na praia. A praia do Porto não é a das mais bonitas de Noronha, porém sua vida marinha é muito rica e é ótima para fazer snorkel. Só com o snorkel é certo ver diversos peixes diferentes, tartarugas e tubarões! Eu estava com medo de ver os tubarões, mas é bem tranquilo pois eles são inofensivos e não ligam pra você (claro, desde que não cutuque o animal! rs). Os mais corajosos e aventureiros podem fazer mergulho de cilindro (existem agências ali no Porto mesmo), porém essa por enquanto não é minha praia! Quem faz diz que o mergulho de cilindro por lá vale muito a pena!

Ruínas do Forte de Santo Antônio com a praia do Porto ao fundo

Vista da Capela de São Pedro dos Pescadores

Enseada dos tubarões (não dá pra ver na foto, mas tem vários tubarões nadando ali kkk) e snorkel na Praia do Porto (cabelo tá horroroso mas tá valendo kkk)

Praia do Porto

Na praia do Porto fica o restaurante Mergulhão (@mergulhaonoronha), com uma vista linda. Conhecemos em 2015 e gostamos muito. Vale a pena almoçar por lá no pós praia.

Restaurante Mergulhão (fotos de 2015)

No final da tarde fomos assistir ao pôr do sol no Mirante Forte do Boldró, um dos lugares mais famosos por lá para isso. O ônibus deixa numa parada perto e a caminhada dura 5 minutos. O lugar tem uma barzinho com música que serve drinks e petiscos enquanto apreciamos a bela vista do cartão postal de Noronha!

Pôr do sol no Mirante do Boldró – na verdade esse dia foi mais um entardecer pois tinham muitas nuvens, mas a vista é sempre linda!

Forte do Boldró – esse This is Living ficou famoso por lá rs

Pôr do sol em 2015

A noite fomos jantar no restaurante El Perro (@elperronoronha) em frente ao Bar do Cachorro na Vila dos Remédios. A especialidade é comida mexicana, peruana e japonesa. Comemos comida mexicana e achamos muito boa!! O ambiente também é bem legal.

Restaurante El Perro

Dia 5 (quarta): Passamos o dia curtindo a praia da Baia dos Porcos. Para chegar lá é preciso ir até o final da praia Cacimba do Padre, que também é linda porém com ondas, e caminhar pelas pedras até chegar na Baía. Não é difícil caminhar pelas pedras e o trajeto dura uns 5 minutos, é bem curtinho. É dessas pedras entre a praia Cacimba do Padre e a Baía dos Porcos que todo mundo tira a foto mais tradicional da ilha, com o Morro Dois Irmãos ao fundo. O cenário é lindo e nem precisa de filtro! A praia da Baía dos Porcos é um espetáculo à parte. Nessa época (agosto/setembro) as águas são calminhas, a paisagem é sempre linda e dá para ficar o dia todo por lá! Leve água e coisa para comer pois não tem lugar pra comprar por lá, somente na Cacimba do Padre. Caso queira almoçar na praia, o restaurante mais próximo é a Barraca das Gêmeas também na praia Cacimba do Padre. Almoçamos lá na nossa primeira viagem para Noronha em 2015.

Baia dos Porcos

A foto cartão postal de Noronha, tirada das pedras e com vista para o Dois Irmãos

Praia Cacimba do Padre com Dois Irmãos ao fundo (canto esquerdo – direção Baia dos Porcos)

Praia Cacimba do Padre vista das pedras que tem o visual para o morro Dois Irmãos

A noite jantamos no restaurante Cacimba Bistrô (@cacimbanoronha) na Vila dos Remédios. Comi um camarão ao molho de gorgonzola que estava divino! A especialidade da casa é frutos do mar e a comida é muito boa!

Restaurante Cacimba Bistrô – esses pratos estavam sensacionais!!

Dia 6 (quinta): Neste dia fizemos o passeio de barco com a empresa Trovão dos Mares. O ideal é reservar o passeio alguns dias antes para garantir os lugares. O valor foi R$ 350 por pessoa com translado ida e volta + almoço. Acho que esse é um dos principais passeios em Noronha e todos deveriam fazer! Passa por todo o mar de dentro, com parada para mergulho e snorkel na Praia do Sancho. Os golfinhos quase sempre aparecem para dar um show (dizem que são 99% de chance rs)! O passeio dura em torno de 5 horas e o barco sai da praia do Porto. Super recomendo a empresa!

Praia do Porto

Para quem quiser eles oferecem o Planasub para fazer durante o passeio (paga à parte). A pessoa é levada por uma cordinha com o barco em movimento lento e vai fazendo snorkel com uma pranchinha e vendo a vida marinha. Como fizemos a atividade em 2015 não fizemos desta vez.

Planasub – a galera na pranchinha sendo rebocada rs (foto de 2015)

Passeio de barco Trovão dos Mares

Vida marinha no passeio – não sei qual é o mais lindo!!

Snorkel na Praia do Sancho – as fotos acima foram tiradas pela fotógrafa do barco (pagas à parte – R$ 100,00 por pessoa para fazer fotos fora do barco e na água)

Na volta do passeio fomos até a Praia do Cachorro e conhecemos o famoso buraco do Galego. O buraco é uma piscina natural com uma vista linda da praia e do morro do Pico. A cor da água fica mais azul mais perto de meio dia, porém dizem que a fila para tirar foto fica insuportável! Eu achei ótimo ir até lá no final da tarde pois não tinha fila e o lugar é lindo do mesmo jeito. Para chegar no buraco basta passar por umas pedras do lado direito da praia do Cachorro (sentido de quem está olhando para o mar), é bem fácil. A praia do Cachorro é ótima para passar o dia também, com suas águas calmas. Vi mais arraias por lá nesse dia!

Buraco do Galego

Praia do Cachorro

A noite jantamos na Creperia Euforonha (@creperiaeuforonha) na Praça Flamboyant. Os crepes são ótimos e o ambiente é ao ar livre e bem simpático. Geralmente tem música ao vivo e fica bem animado. Na nossa noite o ritmo era pagode.

Dia 7 (sexta): Fomos conhecer algumas praias do mar de fora. Pegamos um táxi e paramos no Mirante da Praia do Leão. A vista para a praia é linda, porém como o mar é bem agitado não achei legal para banho e não ficamos por lá. Caminhamos uns 10 minutos e chegamos na praia do Sueste.

Praia do Leão (esquerda e meio) e Praia do Sueste (direita)

Para acessar tanto o Mirante quanto a praia precisa mostrar o ingresso para o Parque Nacional. A praia do Sueste tem águas calmas porém não é uma das mais famosas da ilha. Quando fui em 2015 a captura das tartarugas pelos biólogos do projeto Tamar ocorria nessa praia. Então na época aproveitamos que fomos ver a captura e passamos o dia por lá. Porém como o evento não está mais acontecendo nessa praia (atualmente está na praia do Porto, infelizmente sem horário organizado pelo projeto Tamar), apenas demos uma olhada na praia e partimos para a praia do Bode. Caminhamos pela praia do Bode e Cacimba do Padre até chegar na Baía dos Porcos. Resolvemos passar mais um dia por lá para fechar a viagem com chave de ouro, em um dos lugares mais bonitos da ilha!

Praia do Bode

Baía dos Porcos novamente!

No dia seguinte após o café pegamos o transfer para o aeroporto que a Márcia da pousada conseguiu para nós (for free) e voltamos para o RJ.

A Pousada do Lopes e a anfitriã Márcia sempre solícita e muito gente boa!

Algumas dicas adicionais da minha viagem de 2015:

• Quem quiser pode fazer o passeio IlhaTour, que é um passeio de dia inteiro em buggy. Fizemos em 2015 mas particularmente hoje não recomendo caso vá ficar na ilha com tempo para curtir com calma, pois o passeio passa por todas as praias que certamente você irá voltar com mais calma depois. O trajeto foi nessa ordem: Enseada dos Tubarões, Praia do Leão e do Sueste (com snorkel para ver tartarugas, porém na Praia do Porto já consegue ver muitas), parada para almoço na praia Cacimba do Padre (Barraca das Gêmeas), Baía dos Porcos e pôr do sol no Mirante Forte Boldró.

Passeio de buggy (IlhaTour) em 2015

• Caso queira ter uma experiência com buggy sem fazer o passeio IlhaTour sugiro alugar um e percorrer a ilha por conta própria.
  • A trilha para a piscina natural do Atalaia é uma das mais bonitas e fáceis de fazer com marcação no Centro de Visitantes do ICMBio. Vale muito a pena!
  • O Bar do Cachorro (@bardocachorro) é ótimo para um almoço com vista para a praia do Cachorro no fim de tarde ou para uma música ao vivo ou forró a noite.

Vista do Bar do Cachorro (foto de 2015)

É isso! Qualquer dúvida ou comentário podem deixar aqui no post! Mais dicas da viagem no instagram @viajandoparabuscar!

2 comentários em “Roteiro de seis dias em Fernando de Noronha

1. Adorei as dicas, Marcela. Seu roteiro vai ajudar muito a nossa viagem.
    Fui quando criança, em avião da FAB, mas foram passeios rápidos com nosso pai. Lembro de um passeio na traineira com o pescador e foi demais as gaivotas sobrevoando e os golfinhos acompanhando a embarcação. Mauro até fisgou um seafish maior que ele… hehehehe