Em Fevereiro de 2020 fui à Florianópolis pela segunda vez. A ilha é encantadora! Possui praias bem diversificadas e para todos os gostos, além de oferecer possibilidade de passeios em caso de chuva (que é recorrente na região) e ótima gastronomia. Recomendo alugar um carro para percorrer a região com maior facilidade pois a ilha é grande. Caso não dirija ou não queira alugar carro pode circular de Uber.
Nesses 4 dias fiquei hospedada em uma pousada na região da Lagoa da Conceição. Super recomendo essa região para se hospedar pois ela é bem central, além de ser perto da lagoa e do centrinho da lagoa que possui diversas opções de restaurantes. Aqui o link do booking.com da pousada Colinas da Lagoa. Adorei a pousada e já tinha me hospedado nela na primeira vez que fui à Floripa. Possui estacionamento e café da manhã.
Dia 1 – Chegada do aeroporto na pousada na parte da tarde. Pegamos um uber e fomos dar uma volta na praia da Barra da Lagoa. A praia fica perto do canal da Barra, que começa no mar e vai desembocar na Lagoa da Conceição. A praia é calminha e boa para banho para quem não gosta de ondas que nem eu rs. Não recomendo o restaurante que almoçamos por lá pois não curti muito. A noite recomendo tomar sorvete na sorveteria Gelato Di Panna nos arredores da Lagoa da Conceição.
Dia 2 – Passamos o dia na Praia da Armação, próximo à Ponta das Campanhas. A praia é bonita e com ondas, porém nessa parte tem o mar calmo para banho. Achei legal ficar por ali também pois rende uma caminhada na Ponta das Campanhas que tem um visual muito bonito do mar, das pedras e da praia do Matadeiro. No pós praia fomos tomar café e comer um docinho no Café Cultura. A noite jantamos pizza no restaurante Federica. Dois locais super recomendados.
Dia 3 – Neste dia choveu MUITO!!! Não tinha nem como dar uma caminhada na praia rs. Diante da situação fomos ao cinema no shopping Iguatemi. No final da tarde a chuva deu uma pequena trégua e na volta do shopping visitamos o mirante do Morro da Lagoa da Conceição. A noite jantamos uma carne ótima com vinho no restaurante Tomato Cucina na Lagoa da Conceição.
Dia 4 – Passamos o dia na Praia do Forte. Essa praia fica entre a praia de Jurerê Internacional e a praia da Daniela, bem próxima à Fortaleza de São José da Ponta Grossa (que vale também a visita). Nossa intenção inicial era passar o dia na praia de Jurerê, mas a infraestrutura para ficar em alguma barraca de praia por lá era tão cara que não compensava. Então arriscamos a praia do Forte e não nos arrependemos, foi a melhor escolha! A praia é linda, com água bem limpa e mar bem calminho, um paraíso! De lá dá para fazer uma caminhada até a praia da Daniela também, que é bem legal. Para chegar na praia do Forte precisa pegar umas ruas de ladeiras íngremes e meio estreitas. Nós fomos com um carro grande e conseguimos estacionar na casa de um senhor, mas era dia de semana e a praia estava relativamente vazia. Vimos uns carros estacionados próximo à praia também. Caso a região esteja mais cheia ou não queira arriscar pegar ladeira sugiro ficar na praia da Daniela. No final da tarde fizemos uma visitinha à Fortaleza. Na volta fizemos uma parada na região de Santo Antônio de Lisboa para ver o pôr do sol. Como o tempo não estava lá muito bom no final do dia, apesar de ter feito sol o dia todo, vimos o entardecer por lá mesmo. Essa região é muito famosa pelo pôr do sol e pela gastronomia. Sugiro ficar em um dos seus restaurantes e assistir esse espetáculo da natureza.
Dia 5 – Dia de pegar estrada e ir para Bombinhas. Mas esse roteiro deixarei para o próximo post!
Esse roteiro foi feito baseado no número de dias que tínhamos na cidade e na minha preferência de praias, que são sempre as mais calmas e sem ondas hehehe
Mas Floripa tem outras praias muito lindas e famosas que recomendo muito a visita e já tinha conhecido na primeira vez que fui à Ilha como a Praia da Joaquina com suas Dunas, a praia Mole (ideal para o surf), Praia do Campeche, Ilha do Campeche (só se chega via barco de passeio e dizem que é linda, mas acabou não dando tempo de ir), praia do Santinho (na minha opinião apenas para apreciar o visual), Jurerê Internacional, Lagoinha da Ponta das Canas e praia da Lagoinha do Leste (via trilha bem famosa que começa na praia do Pântano do Sul). Na praia do Pântano do Sul vale a parada para almoço no Bar do Arante, famoso pelos bilhetinhos pregados na parede. A praia dos Ingleses não recomendo pois não me agradou muito.
Na cidade também há outros mirantes com visual bem legal como o mirante da Praia Mole e o mirante Morro da Cruz.
Uma região também legal para passear e comer frutos do mar é Ribeirão da Ilha ao sul, bairro histórico açoriano bem bonitinho e com ótimos restaurantes. Outro passeio tradicional é visitar o Mercado Público de Florianópolis e comer por lá e a ponte Hercílio Luz, cartão postal da Ilha.
Passamos uma noite no Magestic Palace Hotel, na área do centro de Floripa, na volta de Bombinhas. Amei o hotel com sua piscina de borda infinita e vista para a cidade! Contei mais detalhes do hotel no instagram @viajandoparabuscar e super recomendo, inclusive para fazer de base e conhecer a região.
Magestic Palace Hotel
Floripa, já quero te reencontrar!