Duas semanas na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate) + Buenos Aires

Em dezembro de 2019 fizemos uma viagem espetacular pela Patagônia Argentina. Conhecemos as cidades e os atrativos de Ushuaia e El Calafate. Essa viagem, mesmo sendo no nosso país hermano vizinho, não chega a ser muito barata pois os passeios são todos cotados em dólar, mas vale muito a pena pois os lugares e as paisagens são lindas!

Como chegar: Não existe vôo direto do Rio para Ushuaia e El Calafate, necessariamente tem que passar por Buenos Aires. Então aproveitamos para passar dois dias por lá. Todos os trechos de avião fizemos pela Aerolíneas Argentinas, compramos todos os tickets na mesma operação e pagamos R$ 2.600,00 total por pessoa. Os trechos foram: Rio de Janeiro – Buenos Aires, Buenos Aires – Ushuaia, Ushuaia – El Calafate, El Calafate – Rio (com conexão rápida em Buenos Aires).

1o dia: Rio – Buenos Aires (sábado)

Chegada a Buenos Aires e estadia no Hotel Greenwich Buenos Aires B&B em Palermo. Achei o hotel um charme, mas infelizmente fui procurar e ele não está mais funcionando. Tem bastante hotel em Buenos Aires com bom custo-benefício no Booking. Recomendo escolher algum pelo centro da cidade (mais central) ou no bairro onde fiquei desta última vez (Palermo/Palermo Hollywood) que é um charme com suas ruas arborizadas, cafés, restaurantes e lojinhas. Essa foi minha terceira vez em Buenos Aires (depois vou postar um roteiro completo da cidade aqui), então optei por ficar somente 2 dias na cidade e curtir uma programação sem a obrigação de bater ponto nos lugares turísticos.

Neste dia da chegada passeamos nos arredores do bairro de Palermo, até a feirinha da praça Serrano em Palermo Viejo, com lojas, cafés e bares ao redor. A ferinha tem moda e artesanato e funciona aos finais de semana na parte da tarde/noite e alguns dias durante a semana (informações aqui).  Amei esse bairro, dá pra ficar flainando horas por suas ruas visitando as lojinhas e tomando cafés com media lunas! Rs Jantamos no restaurante La Cabrera. Esse restaurante é famoso por suas carnes, porém bem caro quando comparado a outros restaurantes argentinos. Não achei o custo benefício legal!

Como se locomover em Buenos Aires: táxi, uber ou metrô.

Vinho na Praça Serrano

2o dia: Buenos Aires (domingo)

Fomos caminhando desde o nosso hotel até o parque Rosedal de Palermo. A caminhada até lá durou uns 20 minutos e já é legal para ir conhecendo a cidade. O parque é lindo! Cheio de flores, pontes, laguinho.. é ótimo para relaxar, caminhar e tirar fotos! Gostei muito do passeio por lá e a entrada é grátis. Após o passeio no parque pegamos um uber e fomos até a feirinha de rua de San Telmo. Essa feira é uma das mais famosas da cidade e funciona aos domingos. Ela é bem grande, suas barraquinhas vendem antiguidades, objetos e moda e ficam espalhas na Plaza Dorrego e ruas ao redor.  Eu amei passear por lá, fazer compras, tomar sorvete na Freddo de San Telmo e comer empanadas num dos mercadinhos de comida que tem pelas ruas da feira! Depois fomos caminhando até Puerto Madero para curtir o final de tarde tomando um drink num de seus vários bares com vista para o rio e para a famosa Puente de la Mujer (não lembro o nome do bar, escolhemos na hora!). Puerto Madero é um dos lugares que devem ser conhecidos na sua primeira vez na cidade, mas é também ótimo para voltar para passear e aproveitar os bares e restaurantes sempre que puder.

Puerto Madero

3o dia: Colônia del Sacramento – Uruguai (segunda)

Passeio à cidade de Colônia no Uruguai. Comprei antecipadamente as passagens de ida e volta de barco pelo site uruguaio da empresa Buquebus (https://www.buquebus.com.uy/). Fomos de uber até o embarque do Terminal do Buquebus.  A viagem é tranquila e dura cerca de 2 horas cada trecho. A cidade é linda com sua ruelas históricas e coloniais, lembra um pouco Paraty no Rio de Janeiro. A programação por lá é se perder por suas ruas do centro histórico e aproveitar os cafés e restaurantes. O centro histórico é pequeno e dá para ser percorrido em umas 2 horas. Ao chegar na cidade recomendo pegar um mapinha e ir visitando os pontos como a Calle de Los Suspiros (uma das ruelinhas mais famosas do centro histórico), Plaza Mayor e os píers. O restaurante que almoçamos ficava localizado em frente a Plaza Mayor, mas infelizmente também vi pelo Google que está fechado. Mas o que não falta por lá são opções de restaurantes e café legais. Depois do almoço tomamos um vinho num restaurantezinho na Calle de Los Suspiros que nos chamou atenção por ser bem rústico e escondido nas paredes de pedra da ruazinha. Parecia um restaurante medieval, mas também não consegui achar o nome pelo google maps.

4o dia: Buenos Aires – Ushuaia (terça)

Caminhamos pela manhã pelo bairro de Palermo até o mercado das Pulgas e mural da Frida Khalo. O famoso mural fica na Avenida Dorrego 1800, bem pertinho do mercado das Pulgas. Na parte da tarde foi a viagem de avião para Ushuaia. Na chegada ao aeroporto de Ushuaia pegamos um táxi até nossa pousada. Ficamos hospedados no Hostel Los Calafates B&B. Adorei a pousada, os funcionários são super atenciosos, tem café da manhã e dá pra ir andando até o centrinho. Jantamos no restaurante Bodegón Fueguino. A comida é ótima (recomendo comer o cordeiro patagônico) e o restaurante é muito bonitinho com uma decoração típica da região.

5o dia: Ushuaia (quarta)

Todos os passeios feitos em Ushuaia foram comprados através da empresa Tierra Turismo (https://tierraturismo.com/inicio/).

No nosso primeiro dia em Ushuaia (Tierra del Fuego) fizemos o passeio ao Parque Nacional Tierra del Fuego. O guia nos pegou em minivan na nossa pousada e tinham mais umas 3 pessoas conosco para fazer o passeio. Primeiro paramos na estação de Trem do Fim do Mundo para conhecer, porém optamos por não pegar o trem turístico e seguimos de van até o parque, onde fizemos caminhadas leves dentro da floresta para conhecer a flora e a fauna e admirar os mirantes. Caso queira pegar o Trem do Fim do Mundo, mais informações aqui. Na floresta tem muitos mosquitos, então vá usando repelente se não estiver cheio de casaco! Rs O parque é bem grande e muito bonito, então o passeio de 1 dia não dá para conhecer o parque todo. O guia nos levou para conhecer alguns dos pontos mais bonitos do parque como o Mirante Lapataia, alguns lagos lindos e outros mirantes e no final carimbamos o passaporte com o selo do Fim do Mundo numa cabaninha que tinha em frente a um dos lagos, já que nesse passeio chegamos ao final da Ruta Nacional 3, fim da rodovia mais ao sul da Argentina! Depois disso só chegando na Antártica rs. Esse passeio foi demais e acho indispensável fazer ele por lá! De volta à cidade paramos para tirar fotos na placa do Fim do Mundo e almoçamos no restaurante Barcleit 1912 (bom e barato!). Jantamos no restaurante La Casa de Los Mariscos.

Placa do fim do mundo na cidade de Ushuaia

6o dia: Ushuaia (quinta)

Neste dia fizemos o passeio da Pinguinera (Caminhada com os pinguins + navegação pelo canal Beagle) pela empresa Piratour. Essa é a única empresa autorizada a fazer o passeio de caminhada com os pinguins na Isla Martillo, porém fechamos o passeio através da empresa Tierra Turismo como já comentado anteriormente. Pegamos o barco do passeio no porto turístico de Ushuaia. Neste dia o tempo não ajudou. Chovia e ventava muito, o que prejudicou o passeio e o barco bateu bastante. Na ida navegamos pelo canal Beagle, passando pelo Farol do Fim do Mundo e Ilha dos Pássaros. Este passeio também passa pela Ilha dos Lobos, porém devido ao mal tempo não conseguimos passar por lá. Nessas ilhas podemos ver muitos pássaros locais e a fauna do lugar. Lindo! Chegando à Estância Harberton (que também é muito bonita) e esperamos a nossa vez no restaurante da Estância para irmos passear com os pinguins. A divisão do passeio para ir até a Isla Martillo andar com os pinguins é feita em pequenos grupos para a ilha não ficar superpovoada e incomodar os bichinhos. O trajeto da Estância até a ilha dos pinguins é feita em bote com motor e dura uns 15 minutos. A Isla Martillo é bem pequena e lá fica uma das colônias de pinguins da Tierra del Fuego. A caminhada pela ilha dura em torno de uma hora observando os pinguins junto com o grupo e com o guia. Dá para tirar fotos bem pertinho deles mas não pode tocá-los nem perturbá-los, é claro! Estava ventando tanto na ilha que 5 minutos depois da chegada me deu uma vontade louca de fazer xixi, fiquei a caminhada toda na ilha passando mal e quando voltei à Estância pedi para o guia para ser a primeira a sair do bote e saí correndo até o banheiro! Essa parte a Globo não mostra kkkkkk De volta à Estância pegamos o ônibus do passeio para voltar à cidade por terra.

Navegação no canal Beagle (esquerda) e vinho na Estância Harberton esperando a caminhada com os pinguins

Navegação no canal Beagle (esquerda) e Estância Harberton

Estância Harberton (esquerda) e os pinguins na Isla Martillo

Os pinguins fofos na Isla Martillo

Atenção: O passeio de caminhada com pinguins na Isla Martillo só é feito na temporada de verão (entre setembro e abril mais ou menos). Vale a pena consultar a empresa para confirmar se está tendo esse passeio na época que for pra lá.

Jantamos no restaurante temático Taberna Del Viejo Lobo. O restaurante é bem legal e fica dentro da Galeria Temática da História Fueguina no centrinho da cidade, que conta a história da Terra do Fogo através de cenas e figuras em tamanho real. Não chegamos a visitar a galeria, somente as figuras e cenas do lado de fora que já são legais, mas achei muito interessante principalmente para levar crianças.

7o dia: Ushuaia (sexta)

Neste dia fizemos o melhor passeio de Ushuaia. Fomos de 4×4 conhecer os Lagos Escondido e Fagnano em passeio particular, o guia nos pegou na pousada. O passeio é sensacional, passa por dentro da floresta, com belíssimas paisagens, incluindo passar de carro pelas águas dos lagos (muito radical rsrs). O guia Marcelo foi perfeito e muito carismático. Almoçamos em uma cabana à beira do Lago Escondido. O guia nos preparou um churrasco maravilhoso, com direto entrada (tábua de frios), sobremesa e vinho. Tudo perfeito e para guardar na memória. Se for fazer esse passeio tente fazer com o guia Marcelo que vê gnomos e conta histórias da floresta do fim do mundo, é um dos diferenciais de fazer o passeio com ele! Rsrs O nome do passeio no site da Tierra Turismo é o “4×4 & Canoas” (não fizemos a canoa) e dura o dia todo! A noite tomamos cerveja e comemos petiscos no bar Dublin.

Passeio de 4×4

Churrasco e frios de entrada com vinho na cabana do passeio

Cenários paradisíacos do passeio de 4×4

8o dia: Ushuaia (sábado)

Fizemos o trekking guiado até a Laguna Esmeralda. O guia também nos pega de carro e nos leva até o início da trilha do parque. A caminhada dura cerca de 2 horas e meia cada trecho por dentro da floresta e não é tão difícil. O guia fornece bastões de minitrekking para facilitar a caminhada. Procure ir com alguma bota ou sapato impermeável pois há lugares com lama na trilha. Lembrando que fizemos esse passeio no verão, no inverno deve ser bem diferente, inclusive as paisagens do caminho! Chegando na Laguna Esmeralda toda caminhada compensa (até pra mim que não sou muito fã de trekking rs) pois o lago e a paisagem são belíssimos! Fizemos um pequeno lanche incluído no passeio em frente ao lago admirando a paisagem. Estava ventando muito nesse dia o que fazia aumentar o frio, então melhor ir com casaco corta vento. Algumas pessoas vão sem guia, porém não aconselho pois há chance de se perder na trilha. A noite jantamos churrasco patagônico no restaurante La Estância Parrilla. O esquema é tipo rodízio, com preço fixo e carne liberada, incluindo o cordeio patagônico.

9o dia: Ushuaia – El Calafate (domingo)

Pela manhã fomos de táxi até a base do Glaciar Martial. Esse passeio fizemos por conta própria. O Glaciar Martial é uma montanha cheia de gelo e neve que no inverno serve como base de esqui. Como estávamos no verão, fomos lá conhecer e ver a paisagem. O trajeto de carro até o local dura cerca de 15 minutos. Chegando na base subimos a pé até a primeira parte do Glacial. A subida durou cerca de 1 hora em ladeira íngreme. Chegando lá as montanhas estavam com neve e o cenário é bem bonito! Não subimos a segunda etapa do Glacial que possui vista para a cidade. Na volta para a base paramos na linda casa de chá chamada La Cabaña Casa de Té. A casa é linda, tem uma lojinha com várias coisas lindas e fofas para comprar e comidas maravilhosas!  Vale muito a pena conhecer e dar uma parada por lá para tomar um chá ou chocolate quente, lanchar ou almoçar curtindo o ambiente aconchegante naquele cenário lindo de montanha. Eu fiquei in love com esse lugar!! Voltamos de taxi para o hotel, pegamos as malas e partimos para o aeroporto rumo a El Calafate.

 

La Cabaña Casa de Té (muito fofa!!!!)

Chegamos em El Calafate já à noite e não saí para jantar pois tinha ficado muito resfriada e precisava me recuperar para os próximos dias. Ficamos hospedados no Keuken Hotel. Achei o custo-benefício bom, perto do centrinho. Procurei e ele não está mais no Booking, mas existem várias opções de pousadas e hotéis por lá, procurem ficar perto do centrinho!

10o dia: El Calafate (segunda)

Passeio à geleira Perito Moreno + minitrekking. O passeio deve ser comprado antecipadamente pelo site da Hielo y Aventura (https://hieloyaventura.com/) se quiser fazer o minitrekking. O ônibus buscou no hotel e levou até o Parque Glacial Perito Moreno. Lá pegamos um barco até a base do Glacial para começarmos o minitrekking na geleira. Os guias colocam grampones nos calçados (garras) para podermos andar no gelo e ficamos cerca de 1 hora e meia andando no gelo e apreciando as paisagens. Vale muito a pena incluir essa atividade no roteiro e não é difícil caminhar no gelo. Após o minitrekking o ônibus leva até as passarelas do glaciar Perito Moreno e nos deixa por cerca de 1 hora para passearmos por lá e conhecer a vista clássica e surpreendente do Glaciar Perito Moreno. Achei que valeu muito a pena o passeio, pois ele junta o minitrekking na geleira e o passeio na passarela principal em um dia só e dá pra conhecer com calma. As paisagens são estonteantes! Depois desta parada voltamos para a cidade e almoçamos no centrinho de El Calafate, no restaurante La Lechuza Pizza e Pastas.

Minitrekking com direito a whisky no final!

Minitrekking no Glaciar Perito Moreno

11o dia: El Calafate (terça)

Passeio aos glaciares Upsala e Spegazzini. O passeio foi comprado no dia anterior na agência Solo Patagônia (Only Patagônia) na Avenida Libertador 1265. Optei por comprar na cidade para verificar a previsão do tempo, pois o legal é fazer esse passeio com o tempo bom. Compramos o passeio Todos Los Glaciares. Esse passeio vale mais a pena que o Rios de Hielo Express pois para em uma base nova em frente ao Glaciar Spegazzini com vistas panorâmicas para o Glaciar e restaurante. O Rios de Hielo não para nessa base. É bom verificar os dias dos passeios na agência assim que chegar em El Calafate pois não tinha todos os dias (se eu me lembro bem reveza o dia com o passeio Rios de Hielo Express).

O ônibus nos pegou no hotel e nos levou até a base para pegar o barco do passeio. O passeio durou cerca de 6/7 horas navegando no barco. Passa por paisagens maravilhosas do lago e geleiras, com uma parada na base em frente ao Glaciar Spegazzini. Nessa base tem pontos panorâmicos para admirar o Glaciar e tirar fotos e um café. Valeu muito a pena, são paisagens únicas que eu nunca tinha visto igual na vida!!

Quando voltamos comemos rodízio de carne no restaurante Parrilla La Marca.

12o dia: El Calafate (quarta)

O dia amanheceu chuvoso então aproveitamos para descansar e passear pelo centrinho da cidade. Entramos em lojas de lembrancinhas, chocolate e alfajors. Almoçamos uma carne argentina muito boa no restaurante La Tolderia. Depois tomamos cerveja na galeria dos Duendes bem bonitinha que fica na Avenida del Libertador também.

13o dia: El Calafate (quinta)

Fizemos o passeio aos balcones de El Calafate. O passeio foi comprado no dia anterior na agência Mil OutDoor Adventure (Avenida Del Libertador 1037). O passeio é feito em um pequeno caminhão e passeia pelas montanhas de El Calafate com vista para o Lago Argentino. A vista é maravilhosa e pode-se observar a flora e fauna do local. Achei muito diferente e divertido!! O passeio tem duração de meio dia, com parada para um pequeno petisco em uma cabana no meio das montanhas. Valeu muito a pena!! Lanchamos algumas boas empanadas e pizza no Mako Premium Bar e à noite jantamos no restaurante La Cocina (italiano com comida muito boa). Aliás, eu comi muuuito nessa viagem! A comida argentina é muito boa!! Sinceramente não sei como depois as roupas continuaram cabendo em mim!

Amei esse caminhão!! Andar dentro dele chacoalhando nas montanhas é uma aventura!! hahaha

14o dia: El Calafate  – Rio (sexta)

O último dia foi a volta para o Rio de Janeiro.

Eu achei essa viagem à Patagônia Argentina muito especial! Não dá para descrever a beleza única desse lugar e não consigo eleger o passeio ou cidade mais bonita, pois cada uma tem suas particularidades. Então se tiver a oportunidade conheça as duas, eu me emociono toda vez que lembro dessa viagem e agradeço por ter tido a oportunidade de conhecer lugares tão espetaculares!!

Qualquer dúvida é só colocar nos comentários aí embaixo!

Um comentário sobre “Duas semanas na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate) + Buenos Aires

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.