Quatro dias em Floripa – Ilha da Magia

Em Fevereiro de 2020 fui à Florianópolis pela segunda vez. A ilha é encantadora! Possui praias bem diversificadas e para todos os gostos, além de oferecer possibilidade de passeios em caso de chuva (que é recorrente na região) e ótima gastronomia. Recomendo alugar um carro para percorrer a região com maior facilidade pois a ilha é grande. Caso não dirija ou não queira alugar carro pode circular de Uber.

Nesses 4 dias fiquei hospedada em uma pousada na região da Lagoa da Conceição. Super recomendo essa região para se hospedar pois ela é bem central, além de ser perto da lagoa e do centrinho da lagoa que possui diversas opções de restaurantes. Aqui o link do booking.com da pousada Colinas da Lagoa. Adorei a pousada e já tinha me hospedado nela na primeira vez que fui à Floripa. Possui estacionamento e café da manhã.

Dia 1 – Chegada do aeroporto na pousada na parte da tarde. Pegamos um uber e fomos dar uma volta na praia da Barra da Lagoa. A praia fica perto do canal da Barra, que começa no mar e vai desembocar na Lagoa da Conceição. A praia é calminha e boa para banho para quem não gosta de ondas que nem eu rs. Não recomendo o restaurante que almoçamos por lá pois não curti muito. A noite recomendo tomar sorvete na sorveteria Gelato Di Panna nos arredores da Lagoa da Conceição.

Barra da Lagoa

Dia 2 – Passamos o dia na Praia da Armação, próximo à Ponta das Campanhas. A praia é bonita e com ondas, porém nessa parte tem o mar calmo para banho. Achei legal ficar por ali também pois rende uma caminhada na Ponta das Campanhas que tem um visual muito bonito do mar, das pedras e da praia do Matadeiro. No pós praia fomos tomar café e comer um docinho no Café Cultura. A noite jantamos pizza no restaurante Federica. Dois locais super recomendados.

 

Dia 3 – Neste dia choveu MUITO!!! Não tinha nem como dar uma caminhada na praia rs. Diante da situação fomos ao cinema no shopping Iguatemi. No final da tarde a chuva deu uma pequena trégua e na volta do shopping visitamos o mirante do Morro da Lagoa da Conceição. A noite jantamos uma carne ótima com vinho no restaurante Tomato Cucina na Lagoa da Conceição.

Dia 4 – Passamos o dia na Praia do Forte. Essa praia fica entre a praia de Jurerê Internacional e a praia da Daniela, bem próxima à Fortaleza de São José da Ponta Grossa (que vale também a visita). Nossa intenção inicial era passar o dia na praia de Jurerê, mas a infraestrutura para ficar em alguma barraca de praia por lá era tão cara que não compensava. Então arriscamos a praia do Forte e não nos arrependemos, foi a melhor escolha! A praia é linda, com água bem limpa e mar bem calminho, um paraíso! De lá dá para fazer uma caminhada até a praia da Daniela também, que é bem legal. Para chegar na praia do Forte precisa pegar umas ruas de ladeiras íngremes e meio estreitas. Nós fomos com um carro grande e conseguimos estacionar na casa de um senhor, mas era dia de semana e a praia estava relativamente vazia. Vimos uns carros estacionados próximo à praia também. Caso a região esteja mais cheia ou não queira arriscar pegar ladeira sugiro ficar na praia da Daniela. No final da tarde fizemos uma visitinha à Fortaleza. Na volta fizemos uma parada na região de Santo Antônio de Lisboa para ver o pôr do sol. Como o tempo não estava lá muito bom no final do dia, apesar de ter feito sol o dia todo, vimos o entardecer por lá mesmo. Essa região é muito famosa pelo pôr do sol e pela gastronomia. Sugiro ficar em um dos seus restaurantes e assistir esse espetáculo da natureza.

Praia do Forte
 
Santo Antônio de Lisboa

Dia 5 – Dia de pegar estrada e ir para Bombinhas. Mas esse roteiro deixarei para o próximo post!

Esse roteiro foi feito baseado no número de dias que tínhamos na cidade e na minha preferência de praias, que são sempre as mais calmas e sem ondas hehehe

Mas Floripa tem outras praias muito lindas e famosas que recomendo muito a visita e já tinha conhecido na primeira vez que fui à Ilha como a Praia da Joaquina com suas Dunas, a praia Mole (ideal para o surf), Praia do Campeche, Ilha do Campeche (só se chega via barco de passeio e dizem que é linda, mas acabou não dando tempo de ir), praia do Santinho (na minha opinião apenas para apreciar o visual), Jurerê Internacional, Lagoinha da Ponta das Canas e praia da Lagoinha do Leste (via trilha bem famosa que começa na praia do Pântano do Sul). Na praia do Pântano do Sul vale a parada para almoço no Bar do Arante, famoso pelos bilhetinhos pregados na parede. A praia dos Ingleses não recomendo pois não me agradou muito.

Praia da Joaquina (2013)
 
Mercado Público (2013)
Jurerê Internacional (2013)
 
Fortaleza de São José da Ponta Grossa (2013)
 
Praia do Santinho (2013)

Na cidade também há outros mirantes com visual bem legal como o mirante da Praia Mole e o mirante Morro da Cruz.

Mirante da Praia Mole (2013)

Uma região também legal para passear e comer frutos do mar é Ribeirão da Ilha ao sul, bairro histórico açoriano bem bonitinho e com ótimos restaurantes. Outro passeio tradicional é visitar o Mercado Público de Florianópolis e comer por lá e a ponte Hercílio Luz, cartão postal da Ilha.

Ribeirão da Ilha (2013)

Passamos uma noite no Magestic Palace Hotel, na área do centro de Floripa, na volta de Bombinhas. Amei o hotel com sua piscina de borda infinita e vista para a cidade! Contei mais detalhes do hotel no instagram @viajandoparabuscar e super recomendo, inclusive para fazer de base e conhecer a região.

Magestic Palace Hotel

Floripa, já quero te reencontrar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.