Gramado/RS é uma cidade que pode ser curtida tanto em uma viagem de 1 semana ou mais como em um feriado prolongado como eu fiz. Como eu tinha poucos dias, tive que priorizar as atividades que eu mais gosto de fazer (mais focadas em atividades para adultos) e deixei muitas atrações de fora por não ter mais tempo. Mas é uma cidade que tem muitos atrativos para crianças também! E ótima para curtir o friozinho, tomar um vinho e comer fondue!
Se tiver mais tempo vale a pena combinar a estadia com o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves que é uma região linda e para amantes de vinhos! Eu fiz um passeio de um dia por lá, mas certamente voltarei para curtir mais essa região.
Pegamos um vôo Rio-Porto Alegre e de lá um transfer direto para Gramado pela empresa Jardineira de Gramado. Como nessa época ainda não dirigia optei por fechar transfer e passeios, mas também há opção de alugar carro e fazer os trajetos por conta própria. Na época (novembro/2017) o orçamento do transfer ida e volta do aeroporto de Porto Alegre para 2 pessoas em minivan confortável ficou em 330 reais.
Chegamos já à noite em Gramado e fomos jantar perto da pousada, porém não lembro o nome do restaurante.
Ficamos hospedados na Pousada Árvore da Coruja, uma gracinha, bem confortável e próxima ao centrinho, conseguindo fazer tudo à pé. Super indico!!
Dia 1 – Fizemos o passeio à Canela com a agência Vip Serra Gaúcha (já indicada lá no insta @vipserragaucha). O passeio foi em carro com motorista particular, então ele ficou à nossa disposição para aproveitarmos as atrações que queríamos no nosso tempo. Foi simplesmente maravilhoso!! Os guias Cristiano e Luiz Pedro foram excepcionais, mt simpáticos, educados e prestativos. Indico de olhos fechados a empresa para fazer passeios por Gramado e arredores! A primeira parada foi no Parque do Caracol, com vista panorâmica para a linda cachoeira do Caracol. A visita durou cerca de 1 hora. A segunda parada foi em outro parque menos turístico mas que achei que valeu muito a pena conhecer, o Vale da Ferradura, que fica também em Canela. O parque possui uns mirantes com vistas lindas para as montanhas e para o rio, e é super fácil percorrer os mirantes em cerca de 30 minutos a uma hora e tirar belas fotos. Recentemente foi construído o Sky Glass onde era esse parque! Agora o visitante só pode conhecer o lugar se pagar uma entrada para entrar nesse parque (maiores informações aqui) O local agora possui uma plataforma de vidro que avança 35 metros sobre o Vale da Ferradura e os turistas podem andar sobre ela.
Paramos para almoçar no centrinho de Canela e aproveitamos para conhecer a Catedral de Pedra que também é cartão postal da cidade. Almoçamos no restaurante Empório Canela bem em frente à Catedral. O lugar é uma gracinha e a comida muito boa.
A última parada foi na Vinícola Jolimont, também em Canela. Fizemos um tour pela vinícola e degustação de vinhos. Adoramos!!
A noite passeamos pela cidade de Gramado que estava toda enfeitada para o Natal Luz e com atrações de graça pela cidade como corais de Natal e apresentações. Fomos na rua Coberta e comemos na Casa da Velha Bruxa que é um restaurante/lanchonete que tem várias coisas gostosas tanto para jantar como para lanches rápidos.
Dia 2 – Nesse dia fizemos o tour de carro particular também com a Vip Serra Gaúcha para as vinícolas do Vale dos Vinhedos. Conhecemos as vinícolas Torcello, Cave de Pedra (somente na frente pois a entrada é bem bonitinha e parece um castelinho), Miolo e Casa Valduga. Todas as visitas foram ótimas e os lugares lindos!! O guia Luiz Pedro nos levou em um restaurante italiano da região maravilho para almoçar que eu infelizmente não lembro o nome (se lembrar posto aqui). O tour é personalizado e você pode escolher as vinícolas e os lugares que quer visitar.
A noite comemos um Trudel maravilhoso na lojinha Royal Trudel em Gramado. Esse doce é maravilhoso, conheci em Praga e amei muito. É uma massa parecida com bolinho de chuva mas em forma de cilíndrica. O recheio pode ser de vários sabores (doce de leite, nutella..) e por fora é passada no açúcar e canela. Comemos só o doce pois comemos muito no restaurante italiano maravilhoso do Vale dos Vinhedos. A comida era super bem servida.
Dia 3 – O último dia em Gramado amanheceu chovendo bastante! Fomos conhecer o lago Negro e demos uma volta por lá. A chuva acabou prejudicando um pouco mas achei o lago lindo! Depois fomos dar uma volta no centrinho e também conhecer a famosa rua torta (rua Emílio Sorgetz) que fica por lá e é um dos cartões postais da cidade, além da praça das Etnias e Casa do Colono (uma feira fixa com artesanato e comidinhas da região). Aproveitamos tb para comprar chocolate nas lojas maravilhosas especializadas de Gramado (Lugano, Caracol etc).