Roteiro de 4 dias na Bolívia (incluindo Salar de Uyuni)

A expedição que fiz para a Bolívia fez parte da viagem do Deserto do Atacama/Chile (já com post detalhado aqui no blog) e teve duração de 4 dias e 3 noites. Escolhi a empresa Sorbac depois de muito pesquisar pois queria uma expedição exclusiva para 4 pessoas, em uma empresa confiável e que garantisse a estadia no Hotel Palácio de Sal, um dos melhores hotéis situados no meio do Salar de Uyuni.

A empresa Sorbac trabalha com tours exclusivos, portanto os hotéis são todos com quarto e banheiro privativos e água quente. Porém existem também pacotes mais econômicos para a Bolívia em outras empresas (muitas delas ficam localizadas na Rua Caracoles em San Pedro de Atacama). Outra empresa que também oferece a expedição de alto padrão pela Bolívia é a FlaviaBia Expediciones.

Como se vestir: Vá preparado para o frio, pois a altitude da Bolívia é maior que a do Chile (cerca de 3.600 m de altitude) e leve casaco corta vento caso vente muito em lugares como o deserto de sal. Como fui no verão, em alguns momentos do dia não ficava tão frio e no meio do dia chegou até a fazer um calorzinho no dia do passeio do deserto de sal. Então procure levar roupas para se vestir em camadas e poder ir tirando caso o tempo esquente um pouco. A noite costuma fazer bastante frio.

Como a altitude da Bolívia é maior que a do Chile, se puder vá primeiro para o Chile para se acostumar aos poucos com a altitude e não passar mal nem sentir falta de ar. Eu não senti nada, mas algumas pessoas relatam mal estar (não todas), principalmente se vão direto para a Bolívia.

Dia 1 – O motorista nos pegou na pousada que estávamos em San Pedro de Atacama (La Rukka Hostal Boutique) cerca de 6 da manhã em uma minivan (apenas nós 4). Nossa primeira parada foi no Salar de Carcote para tomar café da manhã com um visual maravilhoso da estrada e do deserto. Depois fomos até a fronteira imigratória Ollague e trocamos da van para o 4×4. A imigração do Chile para a Bolívia é tranquila, a empresa já cuida dos papéis necessários e só precisamos apresentar os passaportes. Nosso guia na Bolívia foi o Moisés, muito experiente, seguro e simpático. A expedição é toda feita no mesmo 4×4 e vamos parando nos hotéis ao longo dos trajetos para pernoitar.

Salar de Carcote

Troca de carro em Ollague

Após passar pela imigração nossa primeira parada foi para avistar o vulcão Ollague, já admirando as paisagens lindas da Bolívia e avistando muitas llamas pelo caminho. Depois paramos em uma pequena hospedagem chama Los Andes para almoçar. O guia prepara todo o almoço, que estava delicioso. A senhora que trabalhava no lugar era bem simpática e receptiva. Aliás, todas as refeições da expedição preparadas pela Sorbac são de muita qualidade, sendo um dos diferenciais da empresa.

Vulcão Ollague

O almoço na hospedagem e llamas pela estrada

Após o almoço seguimos por um bom tempo (cerca de umas 4 horas) pela estrada até chegar no hotel Palácio de Sal, primeira noite na Bolívia. O trajeto acabou demorando um pouco mais pois nos dias que estávamos lá estava tendo protestos de caminhoneiros, que bloqueavam as estradas principais e o guia tinha que desviar por estradas secundárias, alongando mais o tempo de viagem. Fortes emoções que colocaram ainda mais aventura pela Bolívia! Rs

Chegamos no Hotel Palácio de Sal já no final da tarde. Desde o Atacama no Chile até o Palácio de Sal andamos cerca de 548km (8 horas de carro).

O Hotel Palácio de Sal é um oásis no meio do Deserto de Sal. É lindo, todo feito de sal, com restaurante e uma piscina de água aquecida (em ambiente fechado) com vista para o deserto. Pertinho dele também tem o hotel Luna Salada, que parece ser top tb e é bem avaliado. O que me fez optar pelo Palácio de Sal foi a piscina coberta com vista para o deserto. A Sorbac faz todas as reservas dos hotéis de maneira antecipada, então caso queira garantir a estadia em um dos hotéis combine com eles assim que fechar a expedição. Ao chegar no hotel aproveitamos para descansar um pouco, conhecer os espaços, aproveitar a piscina e lanchar no bar do hotel (não jantamos pois era esquema de buffet livre e não estávamos com tanta fome).

 

Hotel Palácio de Sal

A programação da noite, já incluída no pacote, foi o tour astronômico no deserto. O guia passou no hotel umas 21:30 junto com o fotógrafo para nos pegar e fomos até o meio do salar. O lugar é perfeito para ver as constelações! O céu estava lindo, sem palavras para descrever o quão especial foi admirar uma imensidão de estrelas! Estar no deserto de sal facilita a observação das estrelas pois o ambiente fica totalmente escuro. Leve um casaco bem grosso e se vista em camadas, pois faz bastante frio (com vento dependendo do dia).

Tour astronômico

Dia 2 – Tomamos café da manhã no hotel (também incluído no pacote) e o guia nos pegou por volta das 9:30 para iniciarmos o passeio do dia na 4×4. Começamos pelo povoado de Colchani, visitando uma pequena fábrica de sal e as lojinhas de artesanato que vendem diversas lembrancinhas locais (mantas, sais de banho, sal de comida, roupas etc).

Colchani

Depois partimos para o deserto de sal (Salar de Uyuni). A primeira parada foi a Plaza de las Banderas.

Depois seguimos deserto adentro, parecia que não ia acabar nunca kkk Paramos no meio do nada para um ótimo almoço. Que visual único!! Parecia que estava em outro planeta.

Pós almoço seguimos até a Isla Incahuasi, uma ilha lotada de cactos gigantes no meio do deserto de sal! Simplesmente inacreditável e sem palavras para descrever a beleza nunca vista antes! Demos a volta pela ilha a pé durante uns 50 minutos, por leves subidas e descidas, apreciando a vista dos cactos e do deserto. Saímos de lá perplexos e mal sabíamos que o gran finale do dia ainda estava por vir.

O guia dirigiu por um tempo até a parte do salar que estava alagada e forma um espelho! Caso queira conhecer o deserto alagado, vá na época do verão, entre dezembro e março, pois é o período que mais chove, possibilitando o efeito espelho no deserto. O guia nos empresta galochas pois a água chega até a canela. Assistimos o por do sol no deserto alagado, com direito a um super coquetel (sério, não dava pra comer nem a metade do que tinha kkk, e tudo muito bom!). O cenário é lindo, com as nuvens do céu espelhadas na água e um horizonte sem fim na nossa frente! Um dos momentos mais especiais da viagem! Após o por do sol voltamos para o hotel e à noite aproveitamos para descansar da programação intensa do dia (obviamente sem nenhuma fome depois do coquetel).

Dia 3 – Após o café fizemos check out no Palácio de Sal e seguimos com a expedição passeando pelo caminho até a próxima pousada base. A primeira parada foi na cidade de Uyuni, onde passeamos pela pracinha e mercado principal. Na cidade também vendem muito artesanato, comidas e temperos locais.

Cidade de Uyuni

Paramos também no Cemitério de Trens, onde ficam os trens abandonados que eram usados para transportar minerais no passado. O lugar rende altas fotos diferentes no meio das ruínas dos vagões. Seguimos rumo ao sul da Bolívia. Nessa parte do passeio tivemos momentos de emoção pois os bloqueios dos caminhoneiros ainda continuavam em alguns pontos das estradas principais e tivemos que percorrer durante muito tempo estradas secundárias de terra, que margeavam a estrada principal (em um momento o 4×4 teve que atravessar um rio, nessa hora eu gelei, fiquei completamente paralisada de medo de ficarmos encalhados no rio kkk).

Cemitério de Trens

Passando a tensão das estradas bloqueadas, paramos na Laguna Catal e seu vale encantado. Vale encantado é um nome dado por mim, um campo grande e verde, rodeado de rochas e muuitas llamas, parecendo até cenário de filme de fantasia. O guia parou o carro nesse campo e fizemos uma caminhada de uns 10 minutos até a beira da Laguna Catal. Simplesmente linda de morrer!!! Depois subimos umas pedras para ver a Laguna de cima. Que lugar lindo!!

Laguna Catal

Depois da Laguna o guia nos deixou no Hotel Jardines de Malku Cueva, onde jantamos e passamos a noite. O hotel é bem aconchegante e fica localizado no vilarejo Villamar Mallcu.

Hotel Jardines

Dia 4 – Tomamos café cedinho e a primeira parada foi na Laguna Colorada, cheia de flamingos.

A segunda parada foi na Termas de Polques, piscina de águas termais que fica a mais de 4.000 metros de altitude, proporcionando um banho relaxante com vista para as montanhas. Vá com roupa de frio e leve roupa de banho para trocar no vestiário. O guia deu 30 minutos para curtirmos a piscina.

Passamos pelo Deserto Salvador Dalí (sem parar) e nossa última parada foi nas Laguna Verde e Laguna Blanca.

O guia nos deixou na aduana de Hito Cajón e uma van nos pegou para levar de volta ao Atacama, sempre com o imponente vulcão Licancabur dominando a paisagem. A van nos deixou na pousada base da Sorbac, onde nos serviram um maravilhoso almoço para fechar a expedição da Bolívia com chave de ouro!

Pousada da Sorbac

Impressões do tour: Achei a expedição da Sorbac para a Bolívia sensacional, o serviço é ótimo e todas as comidas servidas são de alta qualidade. A viagem para a Bolívia por si só já tem alguns mini perrengues (longos trechos de estrada, bloqueio de caminhoneiros mesmo que pontual etc) e a Sorbac proporciona o máximo de conforto. O principal diferencial, além de tudo isso, foi a reserva garantida no Hotel Palácio de Sal que eu queria muito me hospedar e a maioria das empresas não reservam ou não garantem a reserva nele. O único ponto que para mim poderia ter sido melhor foi o tempo de passeio no último dia, que achei muito corrido pois tínhamos horário para chegar na fronteira com o Chile. Poderíamos ter ficado mais tempo na Termas (o guia nos deu 30 minutos na piscina) e parado no deserto de Dalí. Mas foram detalhes que em nada prejudicaram a expedição, que foi maravilhosa!

Se você quer uma viagem diferente, com aventuras e belas paisagens, a Bolívia é uma ótima opção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.