Esse roteiro faz parte de uma viagem maior que fiz em 2018 incluindo Inglaterra e Irlanda!
Em Edimburgo ficamos hospedados no Clarin Guest House, bem avaliado no Booking. Pegávamos ônibus para ir até a cidade velha e era bem rápido.
Dia 1 – Edimburgo
Pegamos o trem de Liverpool a Edimburgo. Compramos antecipadamente a passagem através do site https://www.tpexpress.co.uk/. Passeio no The Meadows Park, com lindas árvores com flores e famílias reunidas descansando. Fizemos essa viagem em maio, então a temperatura estava bem agradável. Depois fomos andando pela cidade velha de Edimburgo até o monte de Calton Hill ver a vista linda da cidade. Edimburgo é uma cidade medieval que parece de filme!
Dia 2 – Edimburgo
Tomamos um café da manhã tradicional escocês (com feijão e linguiça!) no pub The Abbey. Indicamos muito para qualquer refeição do dia, pois a comida é boa e não é caro. Passeamos pela Old Town, andando na Royal Mile, que é linda de morrer com suas construções medievais, cafés, pubs e lojinhas, passando pela St Giles Cathedral, The Hub, até o Castelo de Edimburgo. Uma dica na Royal Mile é passear entrando nos seus becos para visitar. O beco mais famoso é o de Mary King mas não chegamos a conhecer por falta de tempo (este é pago). Conhecemos o Castelo de Edimburgo (comprando o ingresso na hora) e depois fomos ao The Scotch Whisky Experience, que explica os whiskies das diversas regiões da Escócia e depois tem o tasting. A experiência é bem legal. Passeamos pelo Scott Monument e Princes St passando pelo Princes Street Gardens que tem vista para o castelo. Passeamos um pouco pela New Town de Edimburgo onde ficam as ruas Rose St e George St com várias opções de restaurantes e pubs. Jantamos pizza no restaurante Gusto Italian na George Street. Muito bom e com preço razoável.
Café da manhã escocês / A tradicional Gaita de foles que é ouvida em todos os cantos da cidade!
Old Town / Castelo de Edimburgo / Scotsh Whisky Experience
Dia 3 – Edimburgo
Passeio ao Stiriling Castle com a agência Heart of Scotland Tours.
Fizemos o tour 2 – Stirling Castle, Highland Lochs and Whisky. Recomendamos muito esse tour! O passeio é lindo, passando pelo castelo, lagos maravilhosos (com parada no Loch Lomond) e uma destilaria (Glengoyne Distillery). O nosso guia foi o Graham, muito prestativo e educado. A vantagem desta empresa é que trabalha com van de 16 lugares, o que torna o passeio mais exclusivo por comportar menos turistas em relação a um ônibus comum. O passeio dura o dia todo.
Stiriling Castle
Paisagens pelo caminho
Loch Lomond
Destilaria
Jantar em Edimburgo
Dia 4 – Edimburgo
Novamente passeamos pela Old Town, andando pela Royal Mile até o Palace of Holyroodhouse. Na Royal Mile tem a casa de doces The Fudge House que vende uma grande variedade caseira do doce típico escocês chamado fudge. Compramos de alguns sabores e achamos os fudges mais gostosos que compramos na viagem. Não entramos no palácio. Andamos pelo Holyrood Park/Salisbury Crags até chegar ao Arthur’s Seat, onde fica a vista mais alta da cidade. A caminhada até lá é um pouco puxada, cerca de 40 minutos em percurso íngreme, mas a paisagem é linda, o parque tem muito verde e estava todo florido. Andamos pela Royal Mile até o Cemitério Greyfriars Kirkyard, Greyfriars Bobby Memorial Statue e Greyfriars Bobby’s Bar. Apesar do pub ser famoso não ficamos por lá. Visitamos alguns lugares bonitinhos e com vista para o castelo como a Victoria Street, a passagem The Vennel (termina na Grassmarket st) e a própria Grassmarket st, com vários pubs e restaurantes. Jantamos no George IV Bar.
Dia 5 – Passeio às Highlands Escocesas
Fizemos um passeio de 2 dias com a empresa Rabbies para as Highlands. O passeio foi o “Loch Ness, Inverness & the Highlands – 2 day tour” O passeio foi lindo, passando por cidades, lagos e uma destilaria (Tomatin Distillery). As paisagens escocesas que são uma atração à parte. O guia Nicky O. era muito simpático e prestativo! Foi o melhor guia da viagem! A vantagem dessa empresa também é trabalhar com vans de 16 lugares. Chegamos no final da tarde em Inverness, passeamos pela cidade, jantamos no restaurante Bella Italia e dormimos em uma pousada reservada por conta própria no Booking (já não está mais disponível no site).
Paisagens pelo caminho
Inverness
Dia 6 – Passeio às Highlands Escocesas
O segundo dia de tour foi parando nas atrações voltando para Edimburgo (o roteiro de 2 dias é circular). Fizemos o passeio de barco no Lago Ness e visitamos o Urquhart Castle. Passeamos pelas belas paisagens até chegar no Valle Glencoe e almoçamos por lá. Paramos em alguns momentos para tirar foto das paisagens de montanhas, lagos e das vaquinhas peludas típicas da região. Encontrar essas vaquinhas peludas, apesar de serem um dos símbolos da Escócia, não é muito fácil e contamos com a super boa vontade do guia! Nossa última parada antes de voltarmos para Edimburgo foi o Doune Castle.
Lago Ness e Urquhart Castle
Glencoe
Doune Castle
O roteiro de 2 dias que fizemos no tour pelas Highlands Escocesas / Patisserie Valerie – loja de tortas maravilhosa em Edimburgo
Dia 7 – Edimburgo
O dia foi livre em Edimburgo e aproveitamos para fazer coisas que não tinha dado tempo. Nos hospedamos na mesma Guest House do início da viagem. Andamos pela Old Town e compramos algumas lembrancinhas que estavam faltando. Aconselho comprar whisky nas próprias destilarias, mas caso precise comprar na cidade, existem várias lojas pela Royal Mile, é só ir andando e pesquisando os preços. Andamos em uma das ruas fotogênicas da cidade, a Cockburn St. Fomos ao National Museum of Scotland (entrada grátis) e fizemos um roteiro alternativo na cidade. Andamos pela New Town até o bairro Dean Village, que é muito lindinho e cortado pelo rio Water of Leith. De Dean Village caminhamos beirando o Water of Leith até o bairro de Stockbridge. Visitamos a Circus Lane e voltamos andando até a Rose St na New Town, onde escolhemos um pub para jantar.
Espero que tenham gostado do roteiro! Qualquer pergunta é só deixar na caixinha de comentários!