Iniciamos a viagem em Madri, fomos para a ilha de Mallorca (roteiros já postados aqui no blog) e pra fechar o roteiro do verão europeu na Espanha vamos para o roteiro de 5 dias na ilha paradisíaca de Menorca!
Dia 1 – Voamos de Iberia desde Mallorca (passagens compradas antecipadamente). O voo é rapidinho, com duração de 45 minutos. Pegamos o carro alugado no aeroporto, reservado na Budget pelo site da Rentcars. Esse site é bom pois é um buscador que pesquisa os melhores preços nos sites das empresas de aluguel de carro. Optamos por ficar hospedados na Cala Blanca, uma região de praia central para conhecer os principais pontos da ilha. Ficamos em um apartamento de dois quartos em um condomínio chamado Apartamentos Maribel reservado pelo Booking. Gostei bastante do lugar, com piscina, estacionamento, limpo, preço justo e muito perto da Cala Blanca e da orla que tem bares, restaurantes e um por do sol lindo! Outras áreas da ilha boas para se hospedar são a Ciutadella, Cala en Bosc e Cala Galdana. Nada impede de escolher outro lugar da ilha caso esteja de carro, porém achei essas citadas mais centrais para conhecer as praias mais bonitas. Na minha opinião alugar um carro por lá é essencial para ter liberdade para conhecer os lugares.
Chegando no apartamento fomos a pé até a Praia Cala Blanca. A primeira praia da ilha já nos surpreendeu de tão linda, o mar azul clarinho, e olha que nem é a praia principal da ilha! Almoçamos em um restaurante com vista para o mar chamado Paralia. Comi um bacalhau perfeito e o preço não estava caro comparado às outras opções. Recomendo muito esse restaurante! Demos um mergulho e fomos conhecer a principal cidade histórica e portuária da ilha Ciutadella. Estacionamos perto do Porto de Ciutadella, um dos principais pontos turísticos. Passeamos pelo porto, um lugar bem agradável, e pelas sua ruas medievais com lojinhas e restaurantes. A cidade é linda! Não deixe de visitar a Catedral de Santa Maria de Menorca e no entardecer aproveite para tomar um drink e comer algo em um dos restaurantes do porto.
Cala Blanca
Ciutadella de Menorca
Optamos por assistir o por do sol na Cala Blanca, perto do nosso hotel, no pub irlandês Blarney Stone e foi simplesmente espetacular! Passou a ser o lugar que fechávamos todos os dias com o por do sol kkk
Por do sol em Cala Blanca e o pub Blarney Stone
Dia 2 – Dia de começar a explorar as praias da ilha! Iniciamos pela Praia de Son Saura, que possui estacionamento. Desta praia sai uma pequena trilha fácil, com duração de uns 40 minutos beirando a água que leva até a Cala des Talaier. Não deixe de conhecer essa também! As duas são muito lindas e valem muito a pena!
Praia Son Saura e caminho para a Cala des Talaier
Cala des Talaier
Na volta tentamos estacionar na Cala en Turqueta, porém o estacionamento estava lotado!! Isso porque era o mês de maio, imagina na alta temporada do verão.. portanto, se quiser ir nessa praia de carro chegue cedo, pois é uma das mais famosas! Acabamos indo até Cala Galdana. Essa já é uma região de praia maior, com mais infraestrutura, grandes hotéis e vários restaurantes. De lá saem passeios de barco pela região e a trilha até as praias super famosas Macarella e Macarelleta. Inicialmente tentamos pegar um passeio de barco, porém como já eram 2 da tarde e o dia estava bonito os passeios já estavam cheios. Recomendo olhar a previsão do tempo e passar nessa praia para reservar passeio de barco com antecedência ou pegar o contato das agências e reservar pelo Whatsapp 1 ou 2 dias antes. Os stands das agências de passeio ficam localizados ao longo da rua Passatge Riu, na altura do restaurante Tobogán Cala Galdana e perto do rio. A praia de Cala Galdana tem um azul neon de impressionar! Aproveitamos que já estávamos por lá e nos aventuramos logo na trilha até as praias Macarella e Macarelleta. O percurso todo (ida + volta) durou cerca de duas horas parando para tirar fotos, porém o caminho não é difícil. A trilha é linda, o tempo todo margeando os penhascos com vistas estonteantes de Cala Galdana, Macarella e Macarelleta. É um visual mais bonito que o outro! Ficamos um tempo na praia de Macarelleta e o tempo começou a virar, foi o tempo certinho para fazer toda a trilha e aproveitar a praia! Demos sorte! A noite jantamos no pub irlandês perto do hotel.
Cala Galdana e a trilha que parte dela para Macarella e Macarelleta
Trilha para Macarella e Macarelleta. Que azul é esse?? Não estou acostumada kkk
Cala Macarelleta
Dia 3 – O dia não amanheceu com tempo bom, então aproveitamos para conhecer algumas cidades da ilha. Começamos pela capital Mahón. Procuramos um estacionamento perto do Mercado Sa Plaça. Vale passear por lá, fazer umas comprinhas e comer algo. Depois passeamos pelas ruas históricas, igreja Santa Maria de Maó e Mirador del Pont des Castell, com uma bela vista para o porto.
Mahón
Depois fomos até o vilarejo Binibèquer Vell, com umas construções todas brancas que lembram as cidadezinhas da Grécia! O vilarejo é lindo, possui vários restaurantes e lojinhas e tem uma prainha que deve ficar ótima com sol (estava até um pouco friozinho nesse dia). Fizemos uma parada para comer e beber algo em um de seus restaurantes e depois seguimos até Ciutadella para terminar de conhecer suas ruas históricas.
Binibèquer Vell
Dia 4 – Mais um dia que amanheceu com tempo ruim! Tentamos esperar o sol na Cala en Turqueta (que agora estava com o estacionamento livre devido ao mau tempo), porém sem sucesso rsrs. Fomos conhecer alguns lugares da parte norte da ilha como a Cala Pregonda com sua areia vermelha. A praia pareceu ser bonita, porém o mar estava muito mexido e o tempo feio.
Cala Pregonda
Depois passeamos no portinho de Fornells, lindo e bem agradável, e terminamos no farol de Cavalleria (Cap Cavalleria Lighthouse) de onde se tem uma bela vista para o mar e deve ter um por do sol lindo também! Caso tenha mais tempo existem outras praias para visitar no norte como a Platja de Cavalleria ou Platges de Fornells, porém se não couber no roteiro dê preferência para as praias do sul da ilha que são as mais bonitas.
Vilarejo de Fornells
Farol de Cavalleria
Dia 5 – Nosso último dia na ilha rezamos para o tempo melhorar para terminarmos de conhecer as praias mais bonitas! Pela manhã fomos até a Cala en Brut, uma das mais cobiçadas. Lá você caminha por umas enseada com rochas e vista para o mar azul turquesa. É muito bom para nadar e ver vários peixinhos!
Cala en Brut
Durante a manhã o tempo começou a abrir! Paramos para conhecer a Cala Santandria e voltamos para a Cala Galdana para fazer o passeio de barco que tinha reservado no dia 2 com uma das agências que ficam na rua perto do rio. O passeio saiu na parte da tarde com duração de 2 horas e passou pelas praias Cala Trebalúger, Cala Mitjana, Cala Mitjaneta, Cala Macarella e Macarelleta (essas sem parada para banho, só para admirar a paisagem) e por último paramos finalmente na Cala en Turqueta para mergulho, depois de duas tentativas frustradas por estacionamento cheio e mau tempo kkkk O passeio foi ótimo, achei que valeu muito a pena para um último overview das praias já que era nosso último dia. Porém, caso tenha mais dias na ilha recomendo ir com mais calma nas Calas Trebalúger, Mitjana, Mitjaneta, Fustam e Escorxada (nessas duas últimas não deu tempo de conhecer nem de barco, mas parecem ser bem bonitas).
Cala Santandria
A absurda Cala Galdana novamente.. que mar!!!
O passeio de barco
Cala Galdana / Cala en Turqueta
E finalmente a Cala en Turqueta com sol depois de duas tentativas kkk
Fechamos o último dia na ilha novamente com o por do sol na orla da Cala Blanca, no pub irlandês Blarney Stone. Um lugar bem legal também para ver o por do sol na ilha é o bar Cova den Xoroi. É um clube musical encravado em rocha com uma vista linda para o mar. O lugar parece ser bem bonito, mas acabamos não indo.
O pub Blarney Stone de todo santo dia rs
No dia seguinte deixamos o carro no aeroporto e voltamos para Madri de Ibéria, para no outro dia voltamos para o Brasil. Acho que 5 dias inteiros é um bom tempo para ficar em Menorca e conhecer os principais pontos da ilha com calma. Porém, caso tenha mais tempo também vale a pena para conhecer as outras praias, curtir a vibe e descansar.
Espero que tenham gostado do roteiro! Qualquer comentário ou dúvida é só colocar nos comentários aqui embaixo!!