Meu roteiro de 4 dias em Dubrovnik – Croácia (incluindo bate e volta a Bósnia e Montenegro)

Vocês votaram no primeiro roteiro na Croácia aqui no blog, e o primeiro destino será a pérola do Adriático, a cidade de Dubrovnik!

Em maio de 2025 fiz uma viagem de três semanas para a Croácia. O roteiro no blog não ficará em ordem cronológica e será quebrado em partes. Dubrovnik na verdade foi a última cidade que visitei antes de voltar para o Brasil. É uma das mais conhecidas e turísticas do país. Não é para menos, pois é linda, toda medieval com suas muralhas, belas praias e cheia de encantos! A cidade também foi uma das principais nas gravações da série Game Of Thrones e tem vários locais turísticos de gravação e lojinhas de souvenirs. Eu não vi a série, mas para quem assistiu e é fã vai amar!

Primeiro vamos às dicas práticas:

Como chegar: Avião, ônibus (Arriva, Flixbus) ou ferry, dependendo do seu ponto de partida. Eu cheguei de ferry da ilha de Korcula e fui embora de avião direto para o Brasil (vôo da Lufthansa com escala em Frankfurt). Utilizei esses sites para pesquisar os ferries: Croatia Ferries e Ferryhopper. Utilizei a empresa Kapetan Luka que era a que tinha o melhor horário na época.

Onde se hospedar: Na Croácia a oferta de apartamentos é maior que a de hotéis/pousadas e existem muitas opções bem avaliadas, além de normalmente sair mais em conta. Tente ficar hospedado dentro da Old Town (principal região turística) ou nas proximidades dela para conseguir fazer tudo a pé. Eu reservei pelo site do Booking o Apartments Simovic dentro da cidade amuralhada e gostei, mas tem muitas outras opções no site. O único porém de ficar hospedado dentro da cidade amuralhada é que provavelmente irá precisar subir escadas com malas!

Quantos dias: O mínimo em Dubrovnik para aproveitar sem correria são 2 dias inteiros. Se tiver mais tempo pode acrescentar passeios bate volta a outros países como eu fiz.

Dia 1 – Chegamos de Korcula em Dubrovnik às 12:30. Pegamos um uber do pier do ferry até o portão Pile Gate, uma das entradas da Old Town, pois na cidade histórica não entra carro. Deixamos nossas malas no apartamento e fomos passear pela Old Town.

Alguns lugares legais dentro da Cidade Antiga para conhecer: Palácio do Reitor, Fonte de Onófrio, Monastério Franciscano, Torre do Relógio, Igreja de São Brás, Catedral de Dubrovnik, Stradun (a rua principal da Cidade Murada), onde tem, além das atrações históricas, muitas lojinhas e restaurantes, Escada dos Jesuítas, Igreja Jesuíta de Santo Inácio de Loyola. Mas o legal mesmo é se perder pelas ruas medievais e descobrir seus cantinhos. Não deixe de passear no porto antigo (Old Port) na Old Town, é muito charmoso. É de lá que saem passeios de barco nas ilhas próximas de Dubrovnik (Ilha de Lokrum por exemplo).

No final da tarde fiz um dos principais passeios: andar por cima das muralhas da Old Town. Dê a volta completa, as paisagens do mar e da cidade histórica são deslumbrantes! Dá pra comprar na hora o ticket para subir nas muralhas.

Depois das muralhas fui no teleférico de Dubrovnik. Também dá pra comprar o ticket na hora. A vista de lá é linda! Se tiver mais tempo fique no restaurante lá em cima para comer algo ou tomar um drink.

Finalizamos o dia jantando no restaurante Soul Kitchen, com uma área externa agradável, comida boa e próximo do nosso apartamento.

Dia 2 – Passeio de dia inteiro na Bósnia & Herzegovina. Comprei o tour pela plataforma GetYourGuide (link do passeio aqui). Foi um tour em pequeno grupo e o guia era muito simpático e natural da Bósnia, o que enriqueceu muito o passeio. A primeira parada foi na cascata de Kravica.

Depois seguimos até a cidade de Mostar. Na cidade não deixe de visitar a ponte velha (cartão postal), a mesquita muçulmana Koski Mehmed, passear pelas ruelas do centro histórico que tem vários restaurantes e lojinhas e almoçar no restaurante Labirint com vista privilegiada para a ponte (dica do guia!). Achei a cidade super diferente pela influência árabe/muçulmana, que não estou acostumada, e para mim o ponto alto foi a visita à mesquita!

Dia 3 – Passeio de dia inteiro a Montenegro, também reservado pela plataforma GetYourGuide (link do passeio aqui). Começamos por Kotor, uma cidade medieval fortificada. É linda, se perca por suas ruelas. O guia dá umas 3 horas de tempo livre. Almoçamos em um restaurante com mesas ao ar livre chamado Konoba Roma. Foi o melhor cevapi (tipo uma kafta de cordeiro com batatas fritas) que comi na viagem, super bem servido!


Depois pegamos um barco em Kotor e passeamos pela baía de Kotor até a igreja Our Lady of the Rocks que fica numa pequena ilha, finalizando na cidade de Perast, que também é encantadora e deixou vontade de ficar mais tempo lá! A baía de Kotor é linda e cercada por montanhas e vilarejos.

Montenegro é um país para passar uns 4 dias, mas se não tiver tempo sobrando achei que super valeu o daytrip!

Dia 4 – Dia cheio em Dubrovnik. A primeira parada foi no Dubravka 1836 Restaurant & Café, com uma vista linda para o porto e o Fortaleza Lovrjenac (um dos principais pontos turísticos). Ali fica bem cheio de turistas, incluindo os que vem de cruzeiros, mas como estávamos no mês de maio não tivemos dificuldades para conseguir uma mesa na área externa. Tomamos um brunch (café + pizza kkk) e partimos para passear em alguns pontos interessantes ali perto: Dubrovnik West Harbour, uma baia com a cor da água linda e que aparece na série Game Of Thrones (é a baia que dá para avistar do restaurante e do passeio nas muralhas do dia anterior); Fortaleza Lovrjenac, local imperdível para visitar! Linda vista da Old Town! Finalizamos o passeio na região da fortaleza curtindo uma prainha local chamada Beach Sulic (ao lado da Fortaleza, dá para ver estando lá). O dia estava lindo e a água bem cristalina, convidativa para um mergulho no início do verão europeu rsrs (e eu já nem gosto!).

Fomos caminhando até as praias Sveti Jakov e Banje. É uma caminhada de uns 40 minutos mas é agradável ir passando pelos lugares e paisagens. As praias também são agradáveis para relaxar. No final do dia passamos no Buza Beach, um bar encravado nas rochas na Old Town com pôr do sol. Esse bar é bem famoso entre os turistas e algumas pessoas mergulham na água de lá pulando das pedras.

Jantamos na Mea Culpa Pizzeria & Trattoria na Old Town, com mesinhas na rua e comida muito boa.

Dica: Veja se não vale a pena comprar o Dubrovnik Pass, pois ele dá direito à entrada na Muralha e em outras atrações da Cidade Antiga.

Dubrovnik Old Port

Dia 5 – Demos mais uma voltinha pelo Old Town, compramos umas lembrancinhas e tomamos uns drinks num restaurante com vista para o Old Port chamado Bistro Revelin. Pegamos um uber até o aeroporto para voltar para o Brasil.

A Croácia é um país inesquecível e que eu já queria conhecer há tempos, deixou muita saudade e gostinho de quero mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.