O Atacama é um lugar de paisagens inóspitas e surpreendentes! Desertos, lagunas, salares, muitas alpacas pelo caminho. É surpreendente!
Você pode combinar essa viagem com alguns dias na capital chilena Santiago (já tem roteiro aqui no blog!), ou ir direto para o Atacama. Fui de LATAM, que tem voo para Calama (cidade onde fica o aeroporto base para visitar o Deserto do Atacama), com escala em Santiago, comprando direto pelo site.
Essa viagem eu dividi com a expedição para a Bolívia, que vou detalhar em outro roteiro!
Clima da região: Fui em março de 2023, que é verão no hemisfério sul. Achei legal ir nessa época pois a altitude lá influencia muito na temperatura dos passeios. Então, passeios de altitude mais alta que fazem mais frio, no verão não ficam tão frio assim (apesar de ser frio!!) Mas vou detalhar melhor a questão do clima em cada dia aqui. Se for no inverno, o frio será mais rigoroso!
Hospedagem: Para ficar bem localizado no centrinho de San Pedro de Atacama e conseguir fazer tudo a pé fique próximo da rua Caracoles, onde ficam as lojinhas e restaurantes. Como quebrei meu roteiro no Atacama em duas partes, fiquei hospedada em dois hostals diferentes. Todos eu reservei pelo Booking. Porém, só recomendo um deles, o La Rukka Hostal Boutique (boa localização, bom café da manhã, atendentes simpáticos e prestativos). Não recomendo o Hostal Siete Colores pois, apesar de estar com uma boa avaliação no site, achei o atendente rude. Não vale a pena ficar hospedado em Calama, fique em San Pedro de Atacama que é bem mais perto de todos os passeios.
La Rukka Hostal
Como se locomover: Os passeios buscam nas pousadas próximas ao centrinho e, para jantar a noite ou passear pela rua Caracoles, se ficar hospedado próximo dá pra fazer tudo a pé, então não precisa alugar carro. Para sair do aeroporto pegamos um transfer em van na hora para San Pedro de Atacama. As empresas ficam logo na porta de saída do aeroporto e cobram preços similares (Transvip ou Transfer Pampa). Sugiro agendar logo na chegada o transfer da volta também.
Moeda: Os lugares e passeios aceitam pagamento em dólar ou peso chileno, mas aconselho sempre ter em mãos alguns pesos chilenos caso algum lugar não aceite dólares. Não compre pesos chilenos no Brasil. Caso já tenha dólar em casa, pode levar e trocar em alguma lojinha de câmbio nos arredores da rua Caracoles por pesos. Caso não tenha dólar, leve reais e troque direto por pesos lá. Eu levei o cartão de débito Wise carregado com peso chileno e foi bem aceito em vários lugares. Mais infos do cartão aqui.
Passeios: Depois de muita pesquisa fechei 3 dias de passeios com a Araya Atacama e 1 dia de passeio privativo com a Sorbac. As duas são empresas muito boas e com o serviço de muita qualidade, trabalham com grupos menores e as comidas servidas nos passeios são ótimas. Algumas outras empresas que trabalham com grupos um pouco maiores e que também achei interessantes foram a Brasileiros no Atacama e a Atacama Magic.
Dia 1 – Chegada em Calama e transfer para San Pedro.
Após acomodar as coisas no hostal saimos para trocar dinheiro (para ter um pouco de moeda física caso precisasse), comprar água, terminar de pagar os passeios na agência da Araya Atacama e almoçar. Comemos no restaurante La Picada Del Índio, gostei da comida e tem um bom custo-benefício. Várias pessoas recomendam o restaurante.
Rua Caracoles (a principal de San Pedro de Atacama)
Restaurante La Picada del Índio
Dia 2 – Vale de la Luna e Laguna Cejar
Primeiro dia de passeio!! A recomendação é começar pelos passeios de altitude mais baixa e ir elevando a altitude ao longo dos dias para se adaptar e não correr o risco de passar mal. Eu não senti nada, ainda bem!
Fizemos o passeio de dia inteiro com a Araya. Este passeio é de altitude “baixa”, em torno de 2.500m e no verão faz calor, então vá com roupas leves, inclusive para entrar na Laguna Cejar, passe protetor solar e leve óculos de sol. Eu fui com um body maiô para ser mais prático! Tomamos café da manhã no hostal e a primeira parada foi no Valle de La Luna, com suas formações rochosas que lembram a superfície da lua! É um dos passeios mais tradicionais por lá e as paisagens são lindas. Depois teve um almoço organizado pela Araya embaixo de uma árvore no meio do deserto, super agradável! Comida muito gostosa e vinhozinho liberado! Pós almoço fomos na Laguna Cejar. É a famosa lagoa do deserto que de tanto sal faz você flutuar e não afunda! Todos os cenários sempre com o imponente vulcão Licancabur ao fundo, onipresente nas paisagens do Atacama. Visitamos também os Ojos de Salar e a linda Laguna Tebenquiche, finalizando com um belo piquenique. O primeiro dia no deserto já foi espetacular!!
Valle de La Luna
Almoço no deserto
Laguna Cejar
Ojos de Salar e Laguna Tebenquiche
Piquenique no final de tarde
Dia 3 – Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas
A van da Araya nos pegou cedo no hostal e a primeira parada foi para um café da manhã em frente à bela Laguna Tuyajto na Cordilheira dos Andes. Depois seguimos para as paisagens de Piedras Rojas, Lagoas Miscanti e Miniques e Trópico de Capricórnio, finalizando com um almoço maravilhoso no meio do deserto. Cada paisagem mais linda que a outra e vendo muitas alpacas pelo caminho. Neste passeio a altitude já é um pouco mais elevada (4.200m) e costuma ser mais frio. Vá agasalhado e vestido em camadas! Eu fui com uma calça mais quentinha e meia calça por baixo, bota de caminhada, blusa de manga comprida com gola e um casaco mais pesado por cima e deu conta! Em alguns momentos de leve caminhada em Piedras Rojas até consegui sentir um calorzinho rs
Paisagens pela estrada
Café da manhã na Laguna Tuyajto
Piedras Rojas
Almoço (salmão, quinoa e batata assada, uma delícia!)
Estrada e Laguna Miscanti
Laguna Miniques e a placa do Trópico de Capricórnio na estrada
Feirinha de Artesanato em San Pedro de Atacama para passear pós passeios
San Pedro de Atacama
Dia 4 – Geiseres del Tatio, Vale dos Cactus, Magic Bus e Lagunas Escondidas de Baltinache
Nesse dia fizemos passeio particular com a SORBAC pois não encontrei opção de passeio coletivo que incluísse todos os lugares que eu queria conhecer somente em um dia. O guia nos pegou bem cedo no hostal (por volta de 5 da manhã) para nos levar aos Gêiseres del Tatio, também um dos passeios mais procurados, antes do amanhecer, pois é antes do sol nascer que podemos ver o espetáculo do vapor saindo dos gêiseres. Os gêiseres são formações vulcânicas com erupções de água quente que, em contato com o ar frio gera o vapor. Neste passeio vá bem agasalhado com camadas de roupa pois faz bastante frio antes do sol sair, além da altitude elevada (4.300m) influenciar no clima também. Quando o sol nasce o frio vai ficando mais ameno. Depois tomamos um café da manhã bem saboroso com uma vista linda para o deserto e para o campo dos gêiseres. Na volta passamos rapidamente no Vale dos Cactos e seguimos para a pousada da SORBAC para o guia pegar os itens do almoço e trocarmos de roupa pois a segunda parte do passeio foi de calor. Fomos ao Vallecito conhecer o Magic Bus, o ônibus abandonado no meio da Cordillera de la Sal por uma empresa mineradora que usava o veículo para transportar os trabalhadores.
Gêiseres del Tatio
Café da manhã
Paisagens do café da manhã e da estrada
Vale dos Cactos
Magic Bus no Vallecito
Depois seguimos em direção às Lagunas Escondidas, e aí está a parte do passeio que acho que não valeu a pena fazer no mesmo dia e foi muito cansativa. Do Vallecito até a entrada das Lagunas Escondidas é longe, ficamos umas 2 horas dentro do carro para chegar. Chegando lá, só conseguimos conhecer a primeira laguna do total de 7 pois já eram umas 15:30, além do tempo ter ficado nublado e carregado de chuva. Apesar de serem 7 lagunas, somente 2 são liberadas para banho. Ficamos aproveitando a primeira lagoa, almoçamos por lá (começou a chover), e depois mais 2 horas para voltar para San Pedro de Atacama.
Conclusão: Dedique um dia inteiro para fazer o passeio às Lagunas Escondidas para conhecer tudo e aproveitar com calma!! Não vale a pena fazer correndo combinando com outro passeio pois o lugar é longe!! Esse passeio é para ser feito com roupas leves e/ou de banho para entrar nas lagoas.
Lagunas Escondidas
Dia 5 – Rota dos Salares
O passeio da Rota dos Salares é um dos mais altos do Atacama (cerca de 4.800m) porém bem tranquilo e contemplativo. Também faz frio e pode ventar, então vá bem agasalhado. Fizemos também com a Araya. Iniciamos com um belo café da manhã com uma vista top para uma laguna, passamos por várias paisagens lindas e a guia foi explicando a história e formações rochosas. Conhecemos a Reserva Nacional Los Flamencos e a famosa pedra do índio e finalizamos com um almoço top em frente ao vulcão Licancabur, com muitas alpacas acompanhando! O nhoque ao molho pesto estava divino!!
Café da manhã na Rota dos Salares
Pedra do Índio – Reserva Nacional Los Flamencos
Almoço em frente ao vulcão Licancabur
À noite jantamos no restaurante peruano Inca’s na rua Caracoles, comida muito boa e super recomendado!!
Restaurante Inca’s – ceviche maravilhoso com pisco (bebida alcoólica típica muito boa e forte!!)
A única adaptação que faria nesse roteiro seria ficar 1 dia inteiro a mais, ficando 1 dia para os Gêiseres + Vale dos Cactos e Vallecito/Magic Bus e o outro somente dedicado às Lagunas Escondidas. Portanto, 5 dias inteiros no Atacama rendem um roteirinho redondo e perfeito!
Tem mais coisa dessa viagem nos stories do Instagram também!
Espero que tenham gostado! 🤩